Porque a melatonina da dor de cabeça?

Perguntado por: ipires . Última atualização: 26 de setembro de 2023
3.9 / 5 6 votos

Dada a presença de receptores de melatonina no núcleo supraquiasmático do hipotálamo é concebível que a ligação e a ação da melatonina no hipotálamo possam desempenhar um papel nessas dores que afetam muitas pessoas”, indica. A influência da melatonina na enxaqueca também pode estar relacionada ao impacto no sono.

As evidências sugerem que a ingestão de melatonina em curto prazo é, geralmente, segura para a maioria dos adultos. Mas, ela pode causar alguns efeitos colaterais, incluindo dor de cabeça, sonolência diurna, tontura e náusea.

Pessoas que sofrem de enxaqueca apresentam níveis inferiores de melatonina, fator que agrava a incidência das crises.

A melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal, localizada no cérebro. A função dessa substância é regular o ritmo biológico do corpo de acordo com o ciclo circadiano, estimulando o sono no período noturno. O ciclo circadiano é o ritmo em que o corpo realiza suas funções ao longo do dia.

Pode tomar melatonina todos os dias? Sim, a melatonina deve ser usada diariamente, para a regulagem do ciclo de sono. Apesar disso, vale lembrar que o seu uso durante o dia, ou seja, fora do horário de repouso, não é indicado.

A dose recomendada pela ANVISA de ingestão diária de melatonina é de 0,21 mg, em média. De preferência, ela deve ser tomada até 30 minutos antes de você ir dormir, pois, caso ingerida de dia, pode causar sonolência e desregular o seu nível de sono.

A melatonina pode fazer você se sentir um pouco mais sonolento quando a toma, mas ela tem um efeito maior na regulação do tempo geral do ciclo sono-vigília e ajuda a definir o relógio circadiano, o relógio interno de aproximadamente 24 horas que informa ao seu corpo a hora do dia e o sincroniza com o mundo exterior.

Ele também ajuda na prevenção e no tratamento de diversas condições, como depressão, ansiedade e estresse. Sendo assim, essa suplementação pode ser uma ótima maneira de conseguir melatonina e um sono de melhor qualidade, sem os efeitos colaterais que o suplemento de melatonina poderia trazer.

Assim, ele é altamente indicado na rotina para melhorar o descanso, diminuir sintomas de depressão e ansiedade, além de ser recomendável para quem busca por um organismo mais equilibrado.

A enxaqueca é afetada por níveis flutuantes de estrogênio com evidências de que ela suporta a "abstinência" de estrogênio como um gatilho para ataques menstruais de enxaqueca sem aura, enquanto altos níveis de estrogênio podem desencadear a aura de enxaqueca.

A suplementação de melatonina não costuma causar efeitos colaterais e é segura. Mas, se ela for usada sem critério e em quantidades muito altas, pode gerar sintomas como: pesadelos ou sonhos muito vívidos, fadiga ou sono exagerado durante o dia, além de falta de concentração e agravamento da depressão.

Em geral, a maioria das pessoas pode tomar melatonina, mas há algumas exceções: gestantes, lactantes, crianças e pessoas cujo trabalho requer atenção constante devem evitar o uso do medicamento. Além disso, pacientes com distúrbio autoimune, convulsão ou depressão também devem evitá-lo.