Quais os benefícios e malefícios da melatonina?

Perguntado por: ozanette5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 6 votos

A suplementação de melatonina não costuma causar efeitos colaterais e é segura. Mas, se ela for usada sem critério e em quantidades muito altas, pode gerar sintomas como: pesadelos ou sonhos muito vívidos, fadiga ou sono exagerado durante o dia, além de falta de concentração e agravamento da depressão.

Em altas doses e tomada sem orientação, a melatonina pode causar efeitos indesejáveis, como sonolência durante o dia, tontura, dor de cabeça, náuseas. Também pode provocar pesadelos, fadiga, falta de concentração.

Quando usada em doses altas, a melatonina pode causar efeitos indesejáveis, como sonolência durante o dia, tonturas, dor de cabeça, náuseas, cólicas abdominais e tremores. Em alguns casos, pode piorar quadros de depressão, causar ansiedade leve, aumento da pressão arterial, sonhos excessivos, coceira e suor noturno.

A dose recomendada pela ANVISA de ingestão diária de melatonina é de 0,21 mg, em média. De preferência, ela deve ser tomada até 30 minutos antes de você ir dormir, pois, caso ingerida de dia, pode causar sonolência e desregular o seu nível de sono.

Além de auxiliar na qualidade do sono, a melatonina também atua como um regulador da autofagia (importante processo realizado pelas células para eliminar toxinas), devido ao seu potencial antioxidante e supressor do estresse oxidativo das células, desempenhando um papel fundamental nas respostas de defesa antiviral.

Em geral, a maioria das pessoas pode tomar melatonina, mas há algumas exceções: gestantes, lactantes, crianças e pessoas cujo trabalho requer atenção constante devem evitar o uso do medicamento. Além disso, pacientes com distúrbio autoimune, convulsão ou depressão também devem evitá-lo.

Pode tomar melatonina todas as noites? De modo geral, a melatonina é segura para tomar todas as noites, desde que ela seja tomada corretamente.

A proibição foi publicada em 23/8/2023, por meio da Resolução - RE 3.148, de 22 de agosto de 2023. A medida foi adotada porque a melatonina não é autorizada para uso em suplementos alimentares destinados a crianças e adolescentes, e não há segurança de uso comprovada junto à Anvisa para essas faixas etárias.

Ele também ajuda na prevenção e no tratamento de diversas condições, como depressão, ansiedade e estresse. Sendo assim, essa suplementação pode ser uma ótima maneira de conseguir melatonina e um sono de melhor qualidade, sem os efeitos colaterais que o suplemento de melatonina poderia trazer.

Certas configurações da microbiota fazem com que o tratamento com melatonina aumente os parâmetros inflamatórios e leve o sistema imunológico por um caminho ainda mais desregulado, que intensifica os danos ao trato gastrointestinal.

Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã.

Caso você esteja tomando melatonina e continue tendo dificuldades para dormir ou esteja se sentindo sonolento durante o dia, avise o seu médico. Pode ser sinal de dosagem muito baixa ou muito alta.

Estudos realizados pela Anvisa concluíram que a suplementação deve ser utilizada por períodos curtos, de até três meses.

A melatonina deve ser evitada por pessoas com diabetes mellitus , depressão, distúrbios de coagulação do sangue , pressão arterial alta ou baixa, epilepsia ou que estiverem usando qualquer medicamento para prevenir a rejeição de órgãos transplantados.

De acordo com Bonadio, o hormônio é recomendado para o tratamento dos transtornos de ritmo circadiano e o transtorno comportamental do sono REM (conhecido como TCSREM).

A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso organismo, mais precisamente na glândula pineal, que fica no nosso cérebro. Ela é liberada no início da noite, quando cai a iluminação natural, porém tem um pico de produção maior algumas horas após o anoitecer e ajuda a promover o início do sono.