É crime escrever em dinheiro?

Perguntado por: lnascimento . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

“Rasgar dinheiro é crime (destruição, inutilização), riscar dinheiro ou escrever em nota também é crime (deterioração).

"Quando o artista pinta o dinheiro, está praticando o crime de dano patrimonial de um bem público da União, previsto no Artigo 163, inciso III, do Código Penal. O bem público da União, neste caso, são as cédulas de papel, o dinheiro.

O ato de carimbar as cédulas é crime considerado dano ao patrimônio público, pois elas pertencem à união. “Só o valor que a cédula representa é que pertence ao seu portador”, lembra a presidente da ACIAP Mulher, Denise Pierin, que é advogada.

289 - Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro: Pena - reclusão, de três a doze anos, e multa.

Trabalhar com plastificação, por exemplo, é uma ótima alternativa para ganhar dinheiro e ter mais liberdade financeira. A técnica é simples, mas bastante procurada para plastificar projetos, papéis e cartões. O principal objetivo do processo é aumentar a vida útil e proteger os materiais da umidade.

Devem ser retiradas de circulação as cédulas manchadas, sujas, desfiguradas, gastas ou fragmentadas; com marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a elas estranhos; com cortes ou rasgos em suas bordas ou interior; queimadas ou danificadas por ação de líquidos, agentes químicos ou explosivos etc.

A recusa em receber pagamento em dinheiro na moeda corrente do país pode gerar multa para o estabelecimento ou prestador de serviço, de acordo com o artigo 43 da Lei das Contravenções Penais.

Ao contrário do que se imagina, fitas adesivas ou grampos não tornam a nota utilizável. Rasgos, furos, cortes ou remendos, desde que não atinjam mais de 50% da nota, ainda permitem a substituição da cédula, mas não devem ser passados para frente no mercado.

O principal motivo para evitar essa saída, que parece tão simples, é a inflação. Com mais recursos à disposição na praça, é de se esperar que pessoas físicas e empresas acabem topando pagar mais por produtos e serviços.

Notas e moedas podem estragar ou perder validade
Manter notas de papel dentro de um cofrinho ou pote fechado, sem circulação de ar, é um prato cheio para elas estragarem com umidade e bolor antes de você conseguir usar esse dinheiro. Imagina a decepção ao tirar essa grana do cofrinho e ter que jogar fora?