É bom ter um pet?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Melhora a saúde mental, traze alegrias para a casa e ajuda a espantar a solidão, ter um bichinho de estimação é só benefícios. Os pets entram em nossas vidas e tornam nossos lares mais vivos, divertidos e felizes. Só quem tem um animal de estimação sabe toda diversão e benefícios que essa relação oferece.

Segundo estudo da Universidade de Azabu, Japão, o animal de estimação estimula a produção de ocitocina, hormônio que ajuda o ser humano a ter maior sensação de bem-estar. Reduz o estresse: A convivência com pets propicia momentos tranquilos, nos quais as pessoas se desconectam dos problemas.

Ou seja, além da troca de carinho, cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como depressão, solidão e ansiedade. Isso acontece porque quando o humano passa parte do dia com um animal, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina e serotonina, responsáveis pelo humor.

Enquanto os humanos ajudam seus melhores amigos pets a caminhar, fazer suas necessidades fisiológicas em locais apropriados e brincar, estes ensinam muito sobre lealdade, companheirismo e afeto. Os cães não se separam dos seus donos nem por um instante, mesmo nas situações mais difíceis.

A ciência já comprovou que o contato com os animais de estimação ativam o sistema límbico, que é o responsável pelas emoções. Esse contato libera endorfina e gera a sensação de prazer, tranquilidade e bem-estar. Além disso, os tutores recebem picos de ocitocina o que diminui os sintomas do estresse e ansiedade.

Falando em doenças, diversos estudos apontam que ter um cachorro em casa faz bem para a pressão arterial. Conforme publicado pela Harvard Health Publishing, da Harvard Medical School, estudos comparativos mostraram que quem convive com cachorro também costuma ter índices mais baixos de triglicérides e de colesterol.

Até mesmo o espiritualismo reconhece o poder desses animais. Algumas vertentes reconhecem que esses animais, assim como nós, absorvem energias das pessoas ao seu redor e também do ambiente em que vivem, e que quando estão aparentemente tristes e desmotivados, é por estarem sobrecarregados com essas energias.

Os Animais de apoio emocional ou Animais de Assistência Emocional (Esan), ajudam pessoas com problemas psiquiátricos, como ansiedade, depressão e estresse. Eles podem ser cães, gatos, coelhos e até mesmo tartarugas, e atuam para fornecer conforto, apoio e segurança emocional ao tutor.

A seguir, veja como saber se o cachorro está feliz!

  1. Postura relaxada. ...
  2. Olhar alegre e sorriso no rosto. ...
  3. Apetite em dia. ...
  4. Boas noites de sono. ...
  5. Variabilidade comportamental. ...
  6. Comportamento pouco destrutivo. ...
  7. Confiança e independência.

5 Dicas para deixar o Pet mais feliz

  • 1) Brincadeiras diárias com o pet.
  • 2) Alimentação e água fresca.
  • 3) Interação com outros animais.
  • 4) Deixe o cão participar da sua rotina.
  • 5) Consultas ao veterinário.