Quanto tempo posso guardar o ovo cozido?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 11 votos

2 dias

Os ovos cozidos por 12 minutos (com a gema firme) podem ser armazenados na geladeira por até 2 dias. Guarde o ovo cozido com a casca em pote fechado com tampa. Se preferir, armazene o ovo cozido e descascado imerso num pote com água filtrada, também tampado.

7 dias

Por quanto tempo o ovo cozido pode ser armazenado? O armazenamento dos ovos cozidos com a gema dura pode ser feito, na geladeira, por até 7 dias. Se você fizer tudo de acordo com o que passamos ao longo do texto, terá ingredientes fresquinhos e deliciosos por uma semana inteira!

7 dias

Especialistas em segurança alimentar concordam que o tempo máximo que um ovo cozido com casca pode ser guardado na geladeira é por 7 dias. Eles devem ser colados em um recipiente limpo e com tampa, de preferência hermética.

Se armazenados em temperatura ambiente, eles duram até duas horas antes que as bactérias comecem a se desenvolver. Depois de duas horas, é melhor armazená-los no frio.

10 dias

Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Pode comer ovo todos os dias? Sim, você pode comer ovo todo dia. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto de proteínas bem aproveitadas pelo organismo, bem como de vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Os ovos ficam tóxicos desde que são expostos a um forte calor. Você não deve requentar ovos cozidos ou mexidos para não perturbar seu estômago. Se você requentar ovos fritos ou cozidos (no micro-ondas por exemplo), eles podem ficar muito tóxicos para seu corpo e seu sistema digestivo.

O ovo cozido pode ser guardado na geladeira, por até 4 dias, se logo após o cozimento e resfriamento, for guardado dentro de um pote fechado e sem tirar a casca. Importante cozinhar por pelo menos 15 minutos, para que a gema fique dura.

Ver se o ovo está estragado depois de cozido

  1. Se o seu ovo cozido for fresco, a gema ficará bem centradinha na clara.
  2. Caso o ovo seja antigo, a gema ficará na lateral da clara.

O segredo é nunca levar ao eletrodoméstico o alimento com casca - que tende a se quebrar com a mudança de temperatura - e separar claras e gemas, apostando em truques com sal ou açúcar. Congelar ovos crus, portanto, é bastante simples, mas outra dúvida que fica é: pode congelar ovo cozido? E a resposta é: sim!

A melhor forma de armazenar os ovos cozidos, é mante-los com a casca inteira, cozinhe e resfrie, e logo em seguida coloque em um recipiente e leve para a geladeira por no máximo 5 dias. Ovos cozidos tendem a absorver odores por isso tome cuidado com alimentos mal cheirosos, pois podem impregnar nos ovos.

Método 2: também pode reaquecer os ovos cozidos com casca a vapor. Basta para isso dispo-los num cesto para cozer a vapor. Entretanto, ferva um pouco de água num tacho (de forma a que a superfície não toque no fundo do cesto).

Dentro de duas horas após o cozimento, refrigere os ovos.
Em temperatura ambiente ou mais altas, eles ficam mais susceptíveis a serem contaminados por bactérias como a salmonella. Se os ovos ficarem em temperatura ambiente duas horas ou mais, descarte-os. Mantenha-os refrigerados até que seja a hora de servi-los.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, completa. Para evitar o consumo de alimentos contaminados, mantenha os ovos sempre refrigerados.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).