Como saber se o peixe cozinhou?

Perguntado por: orosa9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Para ver se o peixe está cozido, basta espetar o garfo delicadamente nele; se a carne se soltar com facilidade da espinha, pode retirá-lo do forno.

Calcule 7 a 8 minutos para filés e postas ou cerca de 20 minutos para um peixe inteiro de 1 kg.

Normalmente, a carne de peixe é branca ou rosada, coberta por um líquido fino e transparente, mas com o passar do tempo a cor da carne ficará mais leitosa e brilhante, azulada ou acinzentada em alguns casos. Logo, essa mudança evidencia que o peixe não pode mais ser consumido.

"Falamos que o ponto do peixe é quando você encosta o garfo ou a faca de peixe e ele solta em lascas sem esforço para cortá-lo. Se ficar cru, a textura é um pouco mais resistente. E se grelhar ou fritar demais ele perde toda umidade da sua carne e fica esfarelando seco, fibroso", diz Henrique.

Quais são os melhores peixes para cozinhar ensopados? Nas receitas de ensopado é recomendada a utilização de peixes em postas, mais gordurosos e firmes, para que não desfiem e para que deixem o ensopado mais “encorpado”. Boas opções são robalo, dourado e garoupa.

Como limpar peixe: confira as dicas do TudoGostoso

  1. Lave bem as mãos. Comece todo o processo lavando muito bem suas mãos. ...
  2. Arrume o local e os itens necessários. ...
  3. Livre-se das escamas. ...
  4. Fique atento ao tipo de peixe. ...
  5. Retire e lave o interior do peixe. ...
  6. Corte no formato desejado.

O consumo de qualquer tipo de carne crua, sem os cuidados adequados de armazenamento e transporte, pode ser responsável por quadros de infecção alimentar e contaminação microbiológica.

No caso dos peixes, eles são consumidos crus por uma questão cultural e de sabor. O hábito de comer peixe cru está associado a uma questão cultural importada de países de origem asiática.

No entanto, esse hábito saudável pode ter consequências na saúde humana, nomeadamente pelo perigo de infeção de parasitas se o peixe for consumido cru ou mal cozinhado. A anisaquiose é um exemplo de doença causada pela ingestão de peixe cru.

Nada de ficar mexendo
O peixe é uma carne bem mais delicada do que o frango, o porco ou o boi. Por isso, é importante não ficar mexendo enquanto ele está grelhando para que ele não acabe se desfazendo.

Uma das primeiras coisas que você vai se perguntar certamente é o que fazer para o peixe não grudar na frigideira. Adianto isso porque é normal dar aquela “juntada” no fundo da frigideira. E isso acontece por inúmeras razões, tais como: Frigideira com antiaderente gasto.

E nós recomendamos considerar cerca de dez grãozinhos divididos em duas ou três vezes ao dia (por exemplo: três ou quatro de manhã, três à tarde e três à noite).