Pode jogar água quente no peixe?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A água quente faz com que a pele do peixe enrugue e. se solte facilmente.

O recomendado sobre como limpar peixe é raspar a pele com delicadeza e na direção contrária das escamas, indo do rabo até a cabeça. Seus movimentos precisam ser rápidos e ao mesmo tempo curtos, assim a pele do peixe não fica prejudicada.

Como limpar seu peixe
Raspe a pele do animal, indo do rabo até a cabeça, mas com delicadeza. Se pesar a mão pode estragar a pele para o cozimento e apresentação. Lave o peixe em água corrente para retirar as escamas que ficaram presas.

A dica é embeber seu filé de peixe ou fruto do mar em um litro de água misturado com duas colheres de sopa de vinagre Minhoto. Deixe a carne embebida nesta solução por cerca de 20 minutos.

Com o auxílio de uma faca lisa (você também pode usar uma colher ou o lado cego de uma faca com serra), raspe todo o peixe em direção à cabeça do animal para limpá-lo. Repita o processo dos dois lados. Em seguida, lave bem o peixe para retirar o restante das escamas que podem ter ficado na pele do pescado.

NÃO PODE. Assim como a carne e o frango, o peixe não deve ser higienizado. Em vez disso, cozinhe. Contudo, isso não vale para frutos do mar como ostras, mexilhões e vieiras frescas.

Aprender a limpar um peixe é mais fácil do que você pensa, você precisa limpar o peixe o mais rápido possível para preservar seu sabor. No entanto, um peixe inteiro pode ser guardado por um dia antes da limpeza, se for resfriado ou congelado.

Evite o contato com o peixe
Além do ferimento produzido pelo anzol, o contato do peixe com as mãos, corpo, roupas ou a sua contenção entre os braços e o peito, podem retirar o muco que reveste o corpo do animal.

Por norma, deve substituir-se cerca de 30% da água do aquário, cerca de um terço do conteúdo do aquário. Esta percentagem de água deve, então, ser trocada em média a cada 14 dias.

Nesse sentido, destacam-se alternativas que otimizam o seu negócio e contribuem para o bem-estar dos animais. Utilizar sal na água doce dos tanques de peixes é uma maneira de prevenir doenças, por ser anti-bactericida, antifúngico, além de auxiliar no transporte dos organismos aquáticos.

O vinagre também pode servir como um ótimo desinfetante natural nesses casos! Assim como no caso do limão, enquanto você prepara o peixe coloque em uma panela a mistura de 3 partes de água para 2 de vinagre branco. À medida que o vinagre for fervendo, ele irá absorver o cheiro desagradável exalado durante o preparo.

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a 'pururucar' a pele do frango, deixando-a bem crocante.”