Como se deu o mercantilismo na Espanha?

Perguntado por: amoreira7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 14 votos

A prática mercantilista espanhola se relacionou diretamente aos metais preciosos. Não só com o acúmulo deles, levando a uma balança comercial favorável, como a comercialização foi incentivada. O metalismo e o bulionismo foi o impulsionador da economia espanhola.

O Mercantilismo foi um conjunto de medidas político-econômicas que predominou em alguns países europeus após o feudalismo, iniciando a Idade Moderna. Assim sendo, através de um governo absolutista, várias medidas foram tomadas em prol da acumulação de ouro e prata.

A Inglaterra expandiu muito sua marinha mercante e conquistou domínio sobre muitos territórios coloniais, se tornando uma grande potência comercial. Espanha: entre os espanhóis, a prática mercantilista esteve ligada à exploração dos metais preciosos encontrados nas colônias americanas.

Estados Nacionais e Mercantilismo
De forma resumida, podemos dizer que Portugal e Espanha investiram no colonialismo e utilizavam os países colonizados para melhorar a sua economia. Existia nesse momento o que conhecemos como Pacto Colonial, ou seja, os países só podiam comercializar com as nações que os colonizaram.

O Mercantilismo foi uma série de práticas de enriquecimento dos Estados Nacionais entre os séculos XV e XVIII, como exemplo, na França o Rei Luís XIV e seu ministro Colbert tentaram ampliar os ganhos da coroa com o aumento de taxas e também do comércio de artigos de luxo, o chamado Colbertismo.

O mercantilismo foi uma prática comercial ocorrida na Europa entre os séculos XV e XVIII, marcando a transição do feudalismo para o capitalismo. Essa prática fortaleceu a burguesia e os monarcas absolutistas, que fundaram as monarquias nacionais.

Em Portugal, o mercantilismo foi, acima de tudo, uma fórmula de política económica teorizada a posteriori. Contrariamente às ideias difundidas, esta doutrina não se define unicamente pela manutenção de saldos favoráveis em relação ao comércio externo, sendo uma realidade bem mais complexa.

Nos países europeus o mercantilismo foi adaptado de acordo com os recursos naturais disponíveis em cada um. No mercantilismo espanhol, no século XVI não foram muito desenvolvidos o comércio e a manufatura, já que à Espanha o ouro e a prata bastavam.

Ver também: significado do Liberalismo. O termo “Mercantilismo” foi criado pelo economista e filósofo escocês Adam Smith, em 1776.

O crescimento to da agricultura, da mineração, da metalurgia, da navegação, da divisão do trabalho, do comércio colonial promoveu uma grande acumulação de capital preparando a Europa para avanços importantes na produção o corridos a partir do século XVIII.