Qual foi a principal causa do imperialismo no século XIX?

Perguntado por: rpinheiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Entre os seus principais fatores estão a expansão industrial, o aumento na busca por matérias primas, crescimento na disputa por mercados consumidores e o crescimento da população europeia, entre outros.

O imperialismo ou neocolonialismo do século XIX se constituiu como movimento de domínio, conquista e exploração política e econômica das nações industrializadas europeias (Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica e Holanda) sobre os continentes africano e asiático.

Consequências do Imperialismo
Essa partilha criou territórios artificiais, aglomerou povos que não tinham contato e desestabilizou a ordem política do continente. O resultado dessa divisão artificial do continente foi os conflitos étnicos que resultaram disso.

O imperialismo é a prática de expansão política, cultural, territorial e econômica, de uma nação com o objetivo de dominar outras. Dessa forma, os Estados que possuem muito poder bélico e econômico, empreendem forças visando a conquista de territórios e o aumento da influência sobre outros países por todo o mundo.

Colônias: territórios dominados por meio da presença militar; Protetorados: países governados por elite local tutelada por uma potência industrial; Áreas de influência: países com governo formalmente autônomos, mas submetidos a acordos econômicos desiguais.

Consolidou o modo de produção industrial como predominante em detrimento da produção manufatureira. Junto à Revolução Industrial surgiram novas máquinas, novos meios de transporte, novos meios de comunicação, novas formas de explorar a produção e utilização de energia etc.

Exploração e domínio dos mercados produtores de matérias-primas para as indústrias; Expansão de novos mercados consumidores; A corrida expansionista buscou pontos geográficos estratégicos no processo de divisão territorial.

Os países imperialistas, principalmente os europeus, dominaram e exploraram os povos de quase todo o planeta. Assim, provocaram muitos conflitos como a Guerra do Ópio na China, a Revolução dos Cipaios na Índia e a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

John Atkinson Hobson

John Atkinson Hobson nasceu na Inglaterra em 1858 e foi, mediante seus estudos, um dos intelectuais pioneiros da economia moderna e o criador do termo imperialismo.

O imperialismo proporcionou uma divisão mais justa da economia global, com muitos países fornecedores de matéria-prima e poucos focados em industrialização. e. O neocolonialismo provocou instabilidade nas potências europeias, o que provocou a Primeira Guerra Mundial.