Onde os humanistas buscavam inspiração?

Perguntado por: upereira5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Os humanistas buscavam interpretar o cristianismo, utilizando escritos de autores da Antiguidade, como Platão. O estudo dos textos antigos despertou o gosto pela pesquisa histórica e pelo conhecimento das línguas clássicas como o latim e o grego.

O Humanismo buscava na razão a explicação para os fenômenos do mundo. Para o humanista, estudioso da Antiguidade Clássica, somente com a ordem era possível chegar à harmonia. Este princípio servia tanto para a arte como para a política.

Os humanistas defendiam a ideia de que os seres humanos eram capazes de alcançar a verdade e a virtude através do estudo da literatura, da filosofia e da arte, em vez de se basear exclusivamente na tradição religiosa e nas autoridades estabelecidas.

O que é Humanismo:
Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.

Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).

Os humanistas questionavam a submissão das pessoas, a devoção religiosa como centro da existência e a vida contemplativa, que eram características da época medieval, e apoiavam uma postura mais ativa, inventiva, observadora e capaz de usufruir do seu mundo e de seu tempo.

Entre as características do Humanismo, três são fundamentais para a caracterização do movimento que ocorreu nos anos de 1434 a 1527. Um movimento que foi do século XV e pegou o início do século XVI. As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.

Para os humanistas, o ser humano estava no centro de suas reflexões. Essa concepção, conhecida como antropocentrismo, opunha-se ao teocentrismo, pensamento da Igreja Católica na época segundo o qual Deus (em grego, Théos) era a fonte de todo o conhecimento. Isso não quer dizer que os humanistas eram ateus.

O humanismo foi um movimento que marcou o modo de pensar do ser humano, que a partir daí, começaram a se importar com coisas diferentes além do teocentrismo. Como o foco era o valor do ser humano, ele teve destaque com as produções artísticas em massa, como fundamento a valorização do ser humano.

O Humanismo teve como grande influência fatores sociais e econônomicos. Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começaram a competir com os nobres e ganharam importância na sociedade.

Valorização do homem: inspirado nos modelos clássicos greco-romanos, houve a valorização do corpo humano e das emoções do homem. Assim, as artes humanistas focavam nos detalhes que revelassem as expressões e desejos.

A Divina Comédia

Principais obras do humanismo
A Divina Comédia de Dante Alighieri; Elogio da Loucura de Erasmo de Roterdã; Auto da Visitação de Gil Vicente; Cancioneiro Geral de Garcia de Resende.

O humanismo é um movimento nascido na Itália, no século XV, que se tornou conhecido por abalar a forte influência da Igreja Católica na Idade Média. As crenças de que Deus seria o centro do universo foram convertidas na aceitação de que o ser humano deve ser o foco.