Qual é a importância da revolução agrícola?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

A revolução agrícola mudou nossa espécie e nosso planeta. À medida que grupos de caçadores-coletores começaram a domesticar plantas e animais, abandonaram a vida nômade, construindo vilas e cidades que duraram milhares de anos.

A Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica foram as transformações que ocorreram na cultura agrícola que influenciaram na história da humanidade que migraram do sistema de caça e coleta para sobreviver passando a utilizar a agricultura como principal fonte de cultivo do solo para plantação de alimentos.

Qual a importância da agricultura? A agricultura é uma atividade de grande importância alimentícia, estratégica e econômica. A produção de alimentos é de suma importância, tanto para o suprimento das sociedades quanto para o fornecimento de matérias-primas.

A revolução agrícola
Os países que se industrializaram nesse período modernizaram os seus sistemas de cultivo, elevaram a produção e a produtividade - produzir mais com menos terra e mão-de-obra -- introduziram novas técnicas com o desenvolvimento de instrumentos agrícolas.

Melhor rendimento. Mudança dos padrões de posse. Investimento em pesquisas para reduzir o empobrecimento do solo. Produção de nutrientes para enriquecer o solo e garantir a produção de alimentos.

Em resumo, a Revolução Agrícola foi uma importante causa da Revolução Industrial e ocorreu inicialmente na Grã-Bretanha durante a década de 1700 e envolveu invenções e inovações que levaram a um aumento na produção de alimentos.

A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.

A agricultura moderna se estende muito além da produção tradicional de alimentos para humanos e animais. Além disso, a agricultura moderna visa melhorar o desenvolvimento de plantas cultivadas, reduzindo o uso de recursos naturais.

O benefícios da agricultura são indiscutíveis, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços. O que a torna base para a manutenção da economia mundial.

A Revolução Verde é um conceito criado para se referir ao desenvolvimento de técnicas na produção dos negócios agrícolas. Basicamente, as transformações foram percebidas no uso de maquinários no campo e na utilização de adubos químicos, inseticidas, herbicidas e sementes transgênicas.

A prática da agricultura possibilitou o plantio e a colheita de sementes. Isso influenciou na produção de peças feitas de argila para armazenar essa produção.

O espaço rural passou por profundas transformações ao longo do tempo, com destaque para a modernização das atividades agrícolas e mineradoras. A Revolução Verde, ocorrida de forma intensa no Brasil, é um exemplo do processo de modificação do espaço rural.

Além de ser utilizado para consumo humano e geração de renda nas aldeias, o alimento é empregado na nutrição de animais, como galinhas, suínos e bovinos, cuja carne e leite são utilizados na dieta das famílias indígenas.

A principal vantagem trazida pela Revolução Verde foi o ganho de eficácia na produção agrícola, que suscitou o aumento de produtividade em diversas lavouras, com destaque para os cereais e para os grãos, como a soja e o milho.

Esse processo de desenvolvimento tecnológico voltado para a agricultura trouxe pontos positivos e negativos. Se de um lado a produção de alimentos aumentou, por outro lado, o uso de produtos químicos tóxicos trouxe o aumento de doenças e até a morte.