Quem foi o comunista Lenin?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Um dos líderes da Revolução de Outubro, passou a governar a Rússia a partir de 1917. Ouça o texto abaixo! Vladimir Lenin foi um revolucionário russo que, influenciado pela teoria marxista, tornou-se um dos grandes nomes por trás da Revolução de Outubro, o evento que levou os bolcheviques ao poder na Rússia de 1917.

Vladimir Lenin, principal líder e estrategista revolucionário bolchevique, definiu então a tática do “comunismo de guerra”. Essa tática previa a integração orgânica entre toda a produção econômica russa e as ações do Exército Vermelho.

Lênin foi um político e revolucionário russo, propagador da ideologia comunista. Foi um dos fundadores da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual se tornou o primeiro chefe de Estado. Sua teoria política, o “Leninismo”, influenciou na formação e orientação dos partidos de esquerda mundialmente.

Ideologicamente marxistas, suas teorias políticas são conhecidas como leninismo. Nascido em uma família de classe média alta em Simbirsk, interessou-se por políticas socialistas revolucionárias após a execução de seu irmão em 1887.

Karl Marx, intelectual alemão fundador da filosofia comunista.

Sistema político
O marxismo-leninismo apoia a criação de um estado de partido único liderado por um partido comunista como meio para desenvolver o socialismo e depois o comunismo.

Para voltar a desenvolver a economia russa, Lenin criou a Nova Política Econômica (NEP). Uma política que caracterizou-se pela nacionalização da economia e pela luta contra a desigualdade social, a miséria e a fome. Também dentro dessas medidas, estava a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – URSS.

Pelo menos 200.000 pessoas foram executadas, enquanto estimativas do número total de mortes resultantes de suas políticas, incluindo a doença e fome, situam-se na faixa de 1,4 a 2,2 milhões numa população de cerca de 7 milhões.

Lenin

Lenin foi o primeiro chefe do Governo Socialista russo, implantado com a revolução de outubro de 1917.

No final do século XIX, após o trabalho de Karl Marx e seu colaborador Friedrich Engels, o socialismo passou a significar oposição ao capitalismo e defesa de um sistema pós-capitalista baseado em alguma forma de propriedade social dos meios de produção.

Em três ocasiões, entre a morte de Lênin e a ascensão de Stalin, a morte de Stalin e a ascensão de Nikita Khrushchev ao poder, e entre a queda de Khrushchev e a consolidação Leonid Brezhnev ao poder no aparelho de governo, uma liderança coletiva conhecida como a "troika" governou o país, sem liderança de uma única ...

Lenin faleceu em Gorki Leninskiye, Rússia, no dia 21 de janeiro de 1924. Seu corpo foi embalsamado e permanece até hoje exposto no Mausoléu da Praça Vermelha, em Moscou. Depois de sua morte, Stalin, que teve importante papel na guerra civil, assumiu o poder e governou a União Soviética, até a sua morte, em 1953.

Sob o comunismo, o desenvolvimento integral das pessoas será acompanhado pelo crescimento das forças produtivas com base no progresso contínuo da ciência e da tecnologia, todas as fontes de riqueza social fluirão abundantemente, e o grande princípio "De cada qual, segundo a sua capacidade; a cada qual, segundo as suas ...