Quais eram os lemas de Lenin?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Pondo em prática um dos termos do lema “paz, terra e pão” defendido entre fevereiro e outubro de 1917, sob o comando de Lênin, os bolcheviques se retiraram da I Guerra Mundial através: Tratado de Versalhes.

Lenin também defendia que os trabalhadores rebelassem-se contra o Governo Provisório, a saída imediata da Rússia da guerra (o Governo Provisório manteve o país no conflito), a nacionalização das indústrias instaladas no país, e a ideia de “Paz, pão e terra” como direitos básicos dos trabalhadores.

Sob o lema paz, terra, pão e trabalho, Lênin conseguiu unir a classe trabalhadora em torno de um projeto de Estado que aboliu a propriedade privada, realizou uma completa reforma agrária e estatizou bancos e investimentos e passou a destinar vultosos recursos para desenvolver indústria e oferecer saúde, educação e bem- ...

O pensamento de Lenin passa, obrigatoriamente, pelos caminhos do marxismo de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) e constituem uma corrente chamada “Leninismo” ou “Marxismo-leninista”. Por sua vez, o leninismo pode ser definido como uma interpretação marxista da Rússia agrária.

Lênin foi um político e revolucionário russo, propagador da ideologia comunista. Foi um dos fundadores da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual se tornou o primeiro chefe de Estado. Sua teoria política, o “Leninismo”, influenciou na formação e orientação dos partidos de esquerda mundialmente.

Com a grande pressão, o governo concedeu o pedido e então Lenin voltou para a Rússia e liderou os bolcheviques, defendendo o lema “Paz, terra e pão” e “Todo o poder aos sovietes”.

Inicialmente, Lênin estatizou os bancos e indústrias, realizou uma reforma agrária e retirou a Rússia da Primeira Guerra com a assinatura do Tratado de Brest-Litovski. Ao implantar medidas de caráter popular, as forças reacionárias russas tentaram derrubar o governo bolchevique.

A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações: A - Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução. B - Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.

Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

No poder, Lenin procurou centralizar o poder e silenciar seus opositores. Estabeleceu-se com poder centralizador e agiu para garantir o crescimento do partido comunista. Outra ação importante feita por ele foi estabelecer medidas para enfraquecer e desarticular os sovietes e comitês de trabalhadores.

Lenin realizou nacionalização das terras em controle da aristocracia, iniciou reforma agrária, nomeou Leon Trotski para assumiu as negociações da saída do país da guerra, procurou combater o analfabetismo por meio do incentivo à educação etc. As negociações de paz com a Alemanha resultaram no Tratado de Brest-Litovsk.

No final do século XIX, após o trabalho de Karl Marx e seu colaborador Friedrich Engels, o socialismo passou a significar oposição ao capitalismo e defesa de um sistema pós-capitalista baseado em alguma forma de propriedade social dos meios de produção.

O marxismo se considera a personificação do socialismo científico, mas não modela uma sociedade ideal baseada na visão dos intelectuais, em que o comunismo é visto como um estado de coisas a ser estabelecido com base em qualquer design inteligente.

Já não é a mesma coisa para com os conceitos de “socialismo” e “capitalismo de Estado”. O elemento socialista, de acordo com Lenin, seria representado pelo setor estatal da economia, compreendendo as empresas ou setores geridos diretamente pelo Estado.

Bolcheviques (maioria, em russo), liderados por Lenin, defendiam a ideia revolucionária da luta armada para chegar ao poder. Mencheviques (minoria, em russo), liderados por Plekhanov, defendiam a ideia evolucionista de se conquistar o poder através de vias normais e pacíficas como, por exemplo, as eleições.