Qual era o lado capitalista da Guerra Fria?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

De um lado, os Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista; de outro, a União Soviética (URSS), uma potência socialista; em ambos os lados, armamentos com tecnologia nuclear que poderiam causar sérios danos a toda humanidade.

Busca pelo máximo lucro e pela acumulação de riquezas. O objetivo do capitalismo é a obtenção de lucros cada vez maiores e esses lucros são decorrentes do trabalho dos proletários nos meios de produção – fábricas, comércio, agricultura.

Defende mercado livre e a livre concorrência baseada na não intervenção do Estado na economia. O Estado deve garantir os direitos individuais e a propriedade privada. Incentiva o consumismo, o mérito e a iniciativa individual.

O capitalismo defende o individualismo e a propriedade privada. O socialismo defende a coletividade, a igualdade e se opõe à propriedade privada. Capitalismo e socialismo são ideologias antagônicas. No período da Guerra Fria, uma forte rivalidade se desenvolveu entre os seus defensores.

Durante a Guerra Fria, a expressão bloco de Leste (ou bloco soviético, bloco comunista, bloco socialista) era uma referência à União Soviética e seus aliados da Europa central e Europa do leste (Bulgária, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Romênia, e - até os anos 1960 - a Albânia).

O marco inicial desse conflito foi a Doutrina Truman, que buscava isolar a União Soviética economicamente, reduzindo a sua área de influência a nível global. O Plano Marshall também teve uma importância significativa no período, atuando como um plano de ajuda econômica aos países europeus atingidos pela guerra.

O início do capitalismo ocorreu no século XIII, a partir da desestruturação do sistema feudal, que por sua vez modificou o setor produtivo e as relações de trabalho, nesse momento houve o renascimento comercial que ficou caracterizado pela transição do feudalismo para o capitalismo.

Outra característica marcante da Guerra Fria foi a polarização do mundo em dois grandes blocos: um em apoio aos Estados Unidos e adepto ao capitalismo, e outro em apoio à União Soviética e adepto ao socialismo. A formação desses blocos ocasionou a formação de uma série de tratados econômicos e militares.

Principais características
Sendo assim, os países que adotaram o capitalismo comercial buscavam acumular riquezas através da proteção econômica local e armazenamento dos metais preciosos (metalismo) que conseguiam por meio da troca comercial com outros países.

As guerras são o showroom da indústria armamentista e uma enorme fonte de lucros e acumulação capitalista [...] A impossibilidade de um mundo sem guerras se verifica porque a guerra está entronizada na própria estrutura e na dinâmica do capitalismo”[7].

O socialismo acredita no Estado como promotor da justiça social, enquanto o capitalismo defende que as pessoas possam se ajustar livremente e irem através de suas relações promovendo o melhor umas às outras em um mercado livre. Essa é apenas a diferença mais superficial entre os dois.

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.

As características centrais do capitalismo são a propriedade privada e a acumulação de capital. O sistema capitalista tem como vantagens importantes a liberdade econômica, a inovação tecnológica e a livre concorrência. Porém, também apresenta pontos bastante negativos, como a ampla desigualdade social.

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. Inclui as teorias políticas e movimentos associados a tais sistemas. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

A Guerra Fria é como conhecemos o conflito político-ideológico travado pelos Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. Esse conflito colocou duas potências de orientação ideológica distinta na disputa pela supremacia internacional.