Quais eram os bens produzidos no período feudal?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

A agricultura era a principal atividade desenvolvida no feudalismo, ainda que o artesanato fosse marcante. O artesanato servia para a produção de ferramentas e matérias de uso doméstico.

Nos feudos cultivavam-se principalmente cereais (cevada, trigo, centeio e aveia), mas também favas, ervilhas e vinha. Os instrumentos mais comuns usados no cultivo eram a charrua ou o arado, a enxada, a pá, a foice, a grade e o podão.

Na Baixa Idade Média, a sociedade feudal era essencialmente agrária, portanto a terra era a maior riqueza que alguém poderia possuir, ou seja, a terra foi a base econômica do sistema feudal.

Feudalismo foi a forma de organização social e econômica, predominante no período medieval, baseada na agricultura, na mão de obra servil e no domínio dos senhores feudais.

Principais características do Feudalismo: política, economia, cultura. Conheça! As principais características do Feudalismo estavam principalmente na forma de divisão da sociedade: clero, nobres e servos. O poder estava centralizado no senhor feudal, o dono das terras.

Características da Economia Feudal: Resumo
Nesse caso, as trocas de mercadorias (ou escambo) eram realizadas através de produtos cultivados nos feudos, visto que não existia um sistema monetário (moeda). A agricultura era a principal atividade desenvolvida no feudalismo, ainda que o artesanato fosse marcante.

Modo de produção feudal (ou feudalismo)
Era uma forma de vida sustentada pela produção camponesa. O comércio era realizado em feiras com o excedente da produção. Os camponeses não eram os donos da terra que viviam e cultivavam e eram impedidos de compra-las dos seus senhores.

Resumo sobre feudalismo
O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que existiu na Europa Ocidental durante a Idade Média. Ficou marcado por uma sociedade estamental e pela dependência e exploração do solo. A sociedade feudal era formada por clero, nobre e servos.

Economia feudal: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.

O feudo era uma grande propriedade rural que abrigava o castelo fortificado, as aldeias, as terras para cultivo, os pastos e os bosques. Teve origem no Império Carolíngio, quando o rei precisava de aliados defender suas extensas fronteiras.

As diferentes definições de modos de produção surgiram das análises do sociólogo e economista Karl Marx, são eles: primitivo, escravista, feudal, capitalista, socialista e comunista.

São exemplos de meios de produção as instalações fabris e as máquinas com que se efetua o processo produtivo. São, portanto, no sentido literal da expressão, bens de produção. A propriedade dos meios de produção é um dos grandes pontos de discórdia entre os defensores do sistema capitalista e os do sistema socialista.

São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção (instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, etc.) Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Socialista e Comunista.

A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal.

Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.