Quem foi o líder dos mencheviques?

Perguntado por: ejaques . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Líderes do Partido Menchevique em Norra Bantorget, Estocolmo, maio de 1917. Pavel Axelrod, Julius Martov e Alexander Martinov.

Bolchevique (russo: большевик; transliteração francesa: "bolchevik"; transliteração inglesa: "bolshevik") é quem integrava um dos dois grupos que se formaram a partir da divisão do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), fundado em 1898.

Filho de uma família judia de classe média, Martov foi um colega de Vladimir Lenin e com ele fundou em 1895 a União de Luta pela Emancipação da Classe Operária.

Os Mencheviques não apoiaram o rumo das decisões e se uniram à França, Japão e Estados Unidos, o que deu início a uma guerra civil. O Exército Vermelho foi montado então pelos Bolcheviques que guerrilharam contra os opositores e obtiveram vitória.

Em Fevereiro de 1917 (Revolução de Fevereiro), ocorreu a queda do czarismo com a abdicação do Czar Nicolau II. Com o apoio da burguesia, os mencheviques assumiram o poder e implantaram um governo de caráter liberal, a República da Duma, sob o comando do príncipe Georgy Lvov.

Os membros do partido Menchevique pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).

Vladimir Lênin

O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, maioria (em russo, bolscinstvó). Serviu para designar a corrente política e a linha organizacional idealizada e imposta pelo líder revolucionário Vladimir Lênin ao Partido Operário Social-Democrático da Rússia (POSDR).

paz, terra e pão

Pondo em prática um dos termos do lema “paz, terra e pão” defendido entre fevereiro e outubro de 1917, sob o comando de Lênin, os bolcheviques se retiraram da I Guerra Mundial através: Tratado de Versalhes.

Lenin faleceu em Gorki Leninskiye, Rússia, no dia 21 de janeiro de 1924. Seu corpo foi embalsamado e permanece até hoje exposto no Mausoléu da Praça Vermelha, em Moscou. Depois de sua morte, Stalin, que teve importante papel na guerra civil, assumiu o poder e governou a União Soviética, até a sua morte, em 1953.

Lenin tornou-se governante da Rússia após levar os bolcheviques ao poder do país. Os historiadores falam que, na figura de governante, Lenin implantou medidas de centralização do poder e desarticulou o poder dos sovietes, os comitês de trabalhadores.

Os bolcheviques (maioria, em russo) defendiam a revolução armada, visando instaurar o comunismo imediatamente. Eram liderados por Lênin. Os bolcheviques eram o grupo majoritário do partido comunista da Rússia.

O primeiro líder da URSS foi Lenin, responsável por chefiar os bolcheviques na tomada do governo provisório, logo depois da segunda fase da revolução russa de 1917, no mês de outubro. Lenin acreditava que a revolução poderia provocar ataques e eventos rebeldes em outros países do Ocidente.