Qual foi o país que mais colonizou no mundo?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Inglaterra

Você sabia que a Inglaterra é a nação que mais invadiu países em toda a história do mundo? Uma pesquisa de 2012, publicada no site da Revista Mundo Estranho, mostra que os britânicos entraram em 171 dos 200 países reconhecidos pelas Nações Unidas.

Nova Zelândia foi o último lugar do mundo a ser descoberto pelo homem.

Atualmente, 16 territórios no mundo são considerados colônias (Anguilla, Bermudas, Gibraltar, Guam, ilhas Caimão, ilhas Malvinas, Turks e Caicos, ilhas Virgens Britânicas, ilhas Virgens Americanas, Monserrate, Nova Caledônia, Pitcairn, Saara Ocidental, Samoa Americana, Santa Helena e Tokelau), ainda que a denominação ...

A Inglaterra, no seu domínio colonial, na era vitoriana, dominava a Índia (incluindo o Paquistão e Bangladesh), a Birmânia, a Malásia, a Austrália e Nova Zelândia e arquipélagos do Pacífico, o território africano entre o Cairo e o Cabo, detinha concessões na China, o Canadá e parte das Caraíbas.

A Libéria é um dos únicos países africanos que não foram colonizados por países europeus. Localizada na África Ocidental, a Libéria limita-se com Serra Leoa (a noroeste), Guiné (ao norte), Costa do Marfim (a leste) e com o Oceano Atlântico (ao sul e a oeste).

Etiópia

Na Etiópia, único país africano que nunca foi colonizado, a resistência fez cair uma ditadura de 27 anos. O novo primeiro-ministro libertou os presos políticos, pôs fim a uma guerra e devolveu a liberdade à imprensa.

Em 1534, houve a tentativa da transplantar o sistema de capitanias hereditárias, que, na época, era adotado na pequena Ilha de Madeira, a sudeste da costa portuguesa. Assim, o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias, que, por sua vez, dividiam-se entre membros da nobreza de confiança do rei português D.

No Brasil, o rei dividiu a faixa litorânea em 15 lotes, 14 capitanias e entregou-as a 12 donatários, nobres portugueses que tinham a posse útil das terras. A posse das capitanias era passada aos descendentes dos donatários e estes donatários podiam entregar pedaços de terras, as chamadas sesmarias, para terceiros.

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.

O território que corresponde ao atual Estados Unidos foi colonizado pelos ingleses, até que os colonos americanos conduziram um processo de independência pioneiro no continente.

O nome Inglaterra é derivado do inglês antigo "Englaland" (England), que significa "terra dos anglos". Os anglos foram uma das tribos germânicas que se estabeleceram na Inglaterra durante a Alta Idade Média.

Os ingleses estavam num nível de educação, econômica, politicamente, e industrial muito superior ao dos portugueses, e isso seria passado para a colônia. Então em resumo, provavelmente sim, o Brasil seria melhor.

o Japão

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Os Impérios Coloniais formaram-se a partir dos descobrimentos que ocorreram com as “corridas exploratórias “, realizadas pelas duas maiores potências do século XV: Portugal e Espanha.

Regiões da África e Ásia foram principais fontes de escravos e pimenta. Conheça a história das colônias, além do Brasil.

O Japão estava em uma posição única que não acontecia em nenhum outro lugar. O Japão era um grupo de ilhas suficientemente grandes com uma população grande e homogênea. Não havia nativos para tomar partido contra outros nativos. Não havia vizinhos com fronteiras terrestres que pudessem ser persuadidos a se envolver.