Quem trocou a capital do Brasil?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Apesar da incredulidade de muitos, a transferência era fato consumado e, cada vez mais, tomava contornos irreversíveis – ora pelo rápido andamento das obras, ora pela ação do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), que contornava e negociava com grupos de oposição a aprovação de seu projeto.

Em 1960, no feriado de Tiradentes, Juscelino Kubitschek cumpriu a sua ambiciosa promessa eleitoral e deu ao Brasil uma nova capital.

Com a exploração das Minas e a circulação de mercadorias e pessoas por essa região, o eixo do poder no Vice-Reino do Brasil se desloca, levando D. José I (1714-1777) a determinar em 31 de agosto de 1763 a transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.

Quando o ouro foi encontrado em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, Salvador perdeu o posto de porto mais importante. Desta maneira, a sede do governo é transferida para o Rio de Janeiro em 1763, com o intuito de fiscalizar as regiões de mineração durante o ciclo do ouro.

Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina. No caso, das minas gerais, que ficavam em Minas Gerais.

Mudar a capital do Brasil para o interior do país é uma ideia bem antiga, mas foi Juscelino Kubitschek quem decidiu transformar a ideia em realidade.

Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, deu início de fato à realização do projeto que durou séculos. Na mesma área das coordenadas que Dom Bosco apontou e às margens do Lago Paranoá, Brasília começou a ser erguida.

O sonho de Brasília
O fato é que JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos: a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra, a pressão popular sobre o governo seria menor, a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro.

Brasília, a 3ª capital do Brasil, foi inaugura no dia 21 de abril de 1960. A ideia de construir uma nova capital partiu do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e também deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.

Na mesma data, a capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Essa mudança ocorreu principalmente por causa do deslocamento do eixo econômico do Brasil, segundo pesquisadores ouvidos pela BBC News Brasil.

Antes de Brasília: as capitais do Brasil. A primeira capital do Brasil foi Salvador, entre 1549 e 1763. Logo em seguida, o lugar foi ocupado pelo Rio de Janeiro, entre 1763 a 1960. Desde então, a última capital do Brasil é Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960.

Por que São Paulo nunca foi a capital do Brasil? - Quora. Porque foi fundada no planalto paulista em 1554 pelo José de Anchieta, mas naquela época os colonos portugueses ainda preferiam a costa ou o litoral, por isso acabaram dando mais atenção à Salvador e, posteriormente, ao Rio de Janeiro.

O mais antigo deles, Planaltina, já era uma cidade um século antes de a nova capital começar a ser desenhada. Fundada em 1933, a outra, Brazlândia, era um povoado da área rural do município goiano de Luziânia e tinha menos de mil moradores em 21 de abril de 1960.

Rio de Janeiro

A segunda capital do Brasil, o Rio de Janeiro, foi assim estabelecida no século XVIII. Desde o início da colonização do Brasil, a Coroa Portuguesa teve grande preocupação em controlar as atividades econômicas aqui realizadas.

Salvador

Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar. A cidade também tinha como ponto forte a sua localização, que facilitava a exportação desses produtos para outros países.