Qual a sua opinião sobre o apartheid?

Perguntado por: nduarte . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O apartheid continua nas comunidades carentes em que a maioria é negra e simplesmente o poder público não cria estratégias dignas que busquem resolver os problemas reais do local, pois esbarram nos interesses das milícias, de governantes que precisam da miséria para se promoverem.

O Apartheid vedava o casamento entre brancos e negros, assim como as relações sexuais entre os dois povos. Quem incorria em passar por cima da lei, era preso, por muitas vezes, morto. A minoria branca estabeleceu um forte controle burocrático e limitou o trânsito dos negros em algumas regiões do país.

O termo apartheid significa "separação" ou "identidade separada". Serviu para designar o regime político da África do Sul que, durante décadas, impôs a dominação da minoria branca (ou aristocracia branca) sobre grupos pertencentes a outras etnias, compostos em sua maioria por negros.

O Apartheid (em africâner, "segregação") foi um regime de separação racial ocorrido na África do Sul de 1948 a 1994. O apartheid privilegiava a elite branca do país e excluía os negros dos espaços públicos, da educação e postos de trabalho.

A expressão apartheid social é usada para nominar uma situação em que pessoas de determinados estratos sociais são rejeitadas ou discriminadas. Sendo uma população que não tem acesso as mesmas oportunidades que as demais, é como se vivessem em uma segregação não oficial.

Como consequência dessa política, a desigualdade entre brancos e não brancos aumentou exponencialmente e muitos conflitos violentos ocorreram — ora eram massacres causados pelo Estado, ora eram batalhas violentas entre comunidades apoiadas pelo Estado, além de ações de resistência violenta dos não-brancos contra o ...

O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.

O Apartheid foi implementado por uma lei pela qual os “não-brancos” eram excluídos do governo nacional e não podiam votar exceto em eleições para instituições segregadas que não tinham qualquer poder.

Nelson Mandela

Em fevereiro de 1990, o presidente Frederik de Klerk, que estava há cinco meses no poder, surpreendeu a todos ao legalizar a oposição negra. Nelson Mandela foi libertado em 11 de fevereiro, depois de passar 27 anos na prisão. Um ano e meio depois, o apartheid foi abolido. A transição democrática foi trabalhosa.

No entanto, o Reino Unido acabou assumindo a antiga colônia holandesa em 1806, e os britânicos ampliaram seu controle sobre toda a região, fundando diversos povoamentos. O processo de ocupação britânico foi finalizado em 1910, em razão da independência da África do Sul.