O que é uma pessoa Anarcocapitalista?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os anarcocapitalistas veem a livre iniciativa como a base de uma sociedade livre. Definir capitalismo de livre mercado como "a troca voluntária e pacífica" em contraste com o capitalismo de Estado, que ele chama de "violenta expropriação".

Anarquismo é uma ideologia política que se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.

Anarcocapitalismo é uma corrente filosófica, econômica e política cuja ideia central é eliminar o Estado, mas garantir a liberdade individual por meio da propriedade privada.

O libertarismo (do latim: libertas, que significa "liberdade"), algumas vezes traduzido do inglês como libertarianismo, é uma filosofia política e movimento que defende a liberdade como um princípio central.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (em russo: Михаил Александрович Бакунин; Premukhimo, 30 de maio de 1814 — Berna, 1 de julho de 1876), também aportuguesado de Bakunine ou Bakúnine, foi um teórico político, sociólogo, filósofo e revolucionário anarquista.

A historiografia normalmente atribui as raízes do anarquismo no Brasil à imigração europeia. Esta se iniciou com a crise do sistema escravocrata no Brasil, na segunda metade do século XIX, quando as elites políticas convenceram-se de que a vinda de trabalhadores europeus traria vantagens à economia nacional.

Na ética política anarcocapitalista, o importante é como a propriedade é adquirida, mantida e transferida; o que indica que a única maneira justa de adquirir uma propriedade é através da apropriação original baseada no trabalho, troca voluntária (por exemplo, comércio e doação).

Significado de Anarco
substantivo masculino Aquele que segue o anarquismo defendendo a redução do poder ou a não intervenção do Estado numa sociedade; anarquista. Etimologia (origem da palavra anarco). Masculino de anarca; forma reduzida de anarquista.

Bandeira Auri-negra
A bandeira "auri-negra", "preta-e-amarela" ou "preta-e-ouro" é usada por anarco-capitalistas e outros libertaristas de mercado.

O anarquismo prega a valorização da liberdade individual, a partir da extinção do capitalismo e das instituições estatais, por isso é chamado também de comunismo libertário. Para os anarquistas, não deve haver qualquer tipo de força repressora da liberdade humana, assim o Estado deve ser extinguido.

O kogosianismo é uma teoria política baseada nas ideias e falas do youtuber ancap Paulo Kogos, o kogosianismo é caracterizado por ser anti-estado, anti-democrático, libertário, vibracionalista-psiônico, gnóstico, extrafisicista e anti-elitista.

Anarcossindicalismo também conhecido como o sindicalismo revolucionário ou anarco-sindicalismo, não é uma simples vertente anarquista que tem como forma de organização transformacional principal o sindicalismo enquanto modo de organização, mas uma corrente autônoma, fundamentada em uma doutrina própria, que conserva ...

Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas, em geral, apoiam ideias como um governo limitado, quanto aos poderes, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), livre mercado, democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade ...

As críticas ao libertarismo incluem preocupações éticas, econômicas e ambientais, e são frequentemente voltadas ao libertarianismo de direita, por ser a forma mais reconhecida da ideologia.

Libertarismo e determinismo
O libertarismo ou libertarianismo opõe-se ao determinismo por criticarem a existência de um agente externo que possa reduzir as escolhas dos indivíduos. Para os adeptos dessa corrente de pensamento, os indivíduos são plenamente livres e só devem ser determinados pela sua própria vontade.

Para os anarquistas, o Estado é responsável pela dominação político burocrática, além da coação física e da exploração. Na teoria do Estado desenvolvida pelos anarquistas, constata-se que a dominação política existe tanto pelo monopólio da força quanto pelo monopólio das tomadas de decisão da sociedade.