Onde se localiza a Manchúria?

Perguntado por: ilacerda . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Ásia

A Manchúria é uma região histórica no leste da Ásia que atualmente equivale aproximadamente à região Nordeste da China, particularmente as províncias de Heilongjiang, Jilin e Liaoning.

Região do Nordeste da China, com uma extensão de 802 000 km2 e uma população de 92 050 000 habitantes (1983). Compreende as províncias de Heilong-Kiang Kirin e Liaoning e tem a sua capital na cidade de Mukden. Faz fronteira com a Rússia a noroeste, a norte e a leste, e com a Coreia do Norte a sul.

Em setembro de 1931, o Japão forjou um ataque chinês contra uma ferrovia japonesa instalada na Manchúria e utilizou-o como pretexto para invadir e anexar militarmente esse território ao Japão.

A soja é uma cultura de grande importância econômica para o Brasil, sendo a principal do agronegócio brasileiro. Ela é uma planta originária da região denominada Manchúria, localizada no nordeste da China.

No fim do século XVI, foi criada a escrita manchu baseada na escrita mongol, mas hoje os manchus usam normalmente a escrita chinesa. Manchu é um grupo étnico com história longa, que vivia inicialmente de pesca e de caça, mas, depois, começou a exercer actividades agrícolas.

Após anos em guerra com os Estados Unidos, o Japão oficialmente se rendeu em 14 de agosto de 1945 após os Estados Unidos lançarem bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. A rendição japonesa colocou fim à Segunda Guerra Mundial após seis anos de conflito em todo o planeta.

O Japão ocupou a Coreia entre 1910 e 1945 e invadiu a China repetidas vezes. A ocupação japonesa foi cruel ao extremo. Assassinatos, estupros e tentativas sistemáticas de apagar a identidade de chineses e coreanos foram usados como armas de dominação.

O segundo conflito foi a Guerra russo-japonesa (1904-1905), em que foi disputado o controle da Península Liaotung (parte da Manchúria) e de Port Arthur (importante porto da região). A vitória do Japão sobre a Rússia foi vista com surpresa, pois os observadores internacionais acreditavam em uma vitória russa.

No dia 7 de agosto de 1945, a União Soviética declara oficialmente guerra contra o Japão e envia mais de um milhão de soldados à região da Manchúria, no noroeste da China. Os batalhões enfrentariam nada menos que os 700 mil homens do poderoso exército japonês.

A Guerra Russo-Japonesa foi um conflito travado pela Rússia e pelo Japão no começo do século XX, mais precisamente entre 1904 e 1905. Esse conflito aconteceu por conta da disputa territorial entre os dois países pelos territórios da Manchúria, Port Arthur (localizada na península de Liaodong) e da Coreia.