Qual foi o período de duração do feudalismo?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O feudalismo foi um modelo social e econômico que vigorou dos séculos V ao XV, na Europa Ocidental, e que marcou profundamente a Idade Média. Esse modelo era baseado na terra e, por meio dela, constituíam-se a atividade econômica e a estrutura social.

O Feudalismo durou cerca de mil anos. A Era Medieval é dividida entre Baixa e Alta Idade Média, devido à sua longa duração.

O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que existiu na Europa Ocidental durante o período medieval. Seu auge aconteceu entre os séculos XI e XIII. O feudalismo foi um sistema típico da Europa Ocidental durante a Idade Média.

O feudalismo foi o sistema político, social e econômico que vigorou durante a Idade Média (século V ao século XV).

O feudalismo viveu seu auge durante a Alta Idade Média, entre os séculos IX e XI, e se caracterizou pela descentralização política, por isso se manifestou de forma diferente em cada região.

1543

Pode-se afirmar que era o sistema típico da era medieval e que com ela se iniciou, a partir da queda do Império Romano do Ocidente (476) e com ela se encerrou, no final da Idade Média, quando houve a queda do Império Romano do Oriente (1543).

A ascensão da burguesia, a expansão do comércio, o aparecimento da mão-de-obra assalariada, aliados ao fortalecimento do poder real - e a consequente formação dos Estados nacionais -, foram fatores que abalaram de vez a estrutura feudal da Europa e provocaram o fim desse sistema no continente.

“Idade das Trevas” foi o termo adotado pelos humanistas do século XVII, aonde generalizaram toda a civilização da Europa do século IV ao século XV como um tempo de ruína e flagelo.

A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

A Idade Média é o período da história geral que se inicia no século V, logo após a queda do Império Romano do Ocidente, e termina no século XV, com a conquista de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano.

A transição de feudalismo para o capitalismo ocorreu no século XV na Europa. Esse momento marcou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Seu início foi marcado pela Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e o fim, pela Tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos, em 1453.

No Brasil, nunca houve feudalismo, o que Caio Prado Jr. foi o primeiro a notar. A acumulação originária de capital se proces- sou no âmbito do escravismo colonial e tendo este como a fonte da própria acumulação.

Feudo era o nome de uma grande propriedade territorial que possuía sua organização econômica, política, social e cultural baseada no feudalismo, um sistema comum durante a Idade Média na Europa. Também chamado de feudo medieval, este espaço era utilizado para produção e fonte de renda autossustentável.