Em que país surgiu o feudalismo?

Perguntado por: eamorim7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV.

O feudalismo se originou no fim do Império Romano, em 476 d.C., quando, após terem suas terras invadidas pelos bárbaros visigodos e ostrogodos (os godos eram povos germânicos oriundos da região da Escandinávia que se dividiram entre godos do oeste — visigodos — e godos do leste – ostrogodos), os romanos fugiram para o ...

Europa

O feudalismo predominou na Europa entre os séculos V e XV. Era o sistema que imperava dentro do feudo, uma grande propriedade rural, que abrigava um castelo fortificado, aldeias, terras para cultivo, pastos e bosques.

O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que existiu na Europa Ocidental durante o período medieval. Seu auge aconteceu entre os séculos XI e XIII. O feudalismo foi um sistema típico da Europa Ocidental durante a Idade Média.

Surgimento do Feudalismo
Ocorreram invasões germânicas (bárbaros) que fizeram os grandes senhores romanos abandonarem as cidades para morar no campo, em suas propriedades rurais. Esses poderosos senhores romanos criaram ali as vilas romanas, centros rurais que deram origem aos feudos e ao sistema feudal na Idade Média.

Este mesmo movimento descrito pode ser visualizado por todo o século 20 no Brasil.

A França tinha um sistema de governo feudal; o poder real estava enfraquecido. Nas áreas rurais, senhores feudais tinha o poder no seu feudo, tanto no exército como nas leis. Isso foi resultado do caos que seguiu as invasões bárbaras. A hierarquia feudal começava com o reino topo.

Para cada local onde iam levavam consigo o sistema feudal. O Sul da França, a Espanha, o Norte da Itália e a Alemanha também adotaram este sistema no século XII, ainda que com variantes próprias.

No Brasil, nunca houve feudalismo, o que Caio Prado Jr. foi o primeiro a notar. A acumulação originária de capital se proces- sou no âmbito do escravismo colonial e tendo este como a fonte da própria acumulação.

A ascensão da burguesia, a expansão do comércio, o aparecimento da mão-de-obra assalariada, aliados ao fortalecimento do poder real - e a consequente formação dos Estados nacionais -, foram fatores que abalaram de vez a estrutura feudal da Europa e provocaram o fim desse sistema no continente.

(b) Os “bárbaros” eram povos que invadiram e destruíram o Império Romano provocando a fuga da população para o campo, fazendo surgir a sociedade feudal.

O seu principal objetivo era complementar a atividade agrícola e ele era feito na forma de troca. No entanto, apesar de a maioria das pessoas acreditar que a Idade Média foi um período sem avanços tecnológicos ou científicos, isso não é verdade.

Os senhores feudais eram nobres que viveram na época da Idade Média (século V ao XV). Possuíam muito poder político, militar e econômico. Eram proprietários dos feudos (unidades territoriais) e possuíam muitos servos trabalhando para ele.

A maioria da população feudal era composta por camponeses. Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola. Na maioria dos casos, os camponeses trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências de um senhor feudal.

A sociedade era dividida em três ordens: clero, nobreza e camponeses. A Igreja Católica era o grupo mais rico e poderoso. A Igreja era dona de muitas terras e seus sacerdotes constituíam um dos poucos grupos que sabiam ler e escrever. O clero ocupava o topo da sociedade feudal.

O feudo era uma grande propriedade rural que abrigava o castelo fortificado, as aldeias, as terras para cultivo, os pastos e os bosques. Teve origem no Império Carolíngio, quando o rei precisava de aliados defender suas extensas fronteiras.