O que é a quebra da Bolsa de Valores?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Com tanta especulação, as ações começam a se desvalorizar, o que gerou o "crash" ou o "crack" da Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929. Este dia seria conhecido como a "Quinta-feira Negra". O resultado óbvio foi o desemprego (generalizado) ou a redução salarial.

As consequências da Crise de 1929 para o Brasil foram a crise do café e a intervenção estatal para estabilizar os preços do produto no cenário mundial.

A Bolsa de Valores pode entrar em períodos de queda por diversos motivos, sendo os principais entre eles: Maior força dos vendedores. Pessimismo com a economia de modo geral.

- A Crise de 1929 (Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque) se espalhou para vários países do mundo, gerando fortes crises econômicas, desemprego, falências de empresas e problemas sociais. Inclusive o Brasil sofreu sérias consequências econômicas com a diminuição das exportações, principalmente de café.

Quantas vezes a bolsa brasileira acionou o circuit breaker? A bolsa de valores brasileira já acionou 22 vezes o circuit breaker até outubro de 2022. A última foi em 9 março de 2020.

Crash da Bolsa de Nova York
Com tanta especulação, as ações começam a se desvalorizar, o que gerou o "crash" ou o "crack" da Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929. Este dia seria conhecido como a "Quinta-feira Negra".

Nascido em 19 de dezembro de 1905, o investidor Irving Kahn foi considerado o “domador de crises” devido à sua atuação no mercado financeiro na Crise de 1929.

Adicionar à carteira

Mín — Máx (Dia)115.855 - 116.968
Variação (Dia)-0.11%
Variação (Mês)+0.23%
Variação (2023)+5.71%
Variação (52 semanas)+1.69%

O que fazer quando o preço da ação cair?

  1. pense no longo prazo, pois no final o resultado virá positivo;
  2. lembre-se o motivo da compra da ação;
  3. entenda os motivos de investir;
  4. análise as empresas que você investe;
  5. aprenda o que é renda variável;
  6. aiversifique suas ações;
  7. tente achar a melhor oportunidade.

A XP projeta o Ibovespa em 130 mil pontos no fim de 2023 - uma valorização de pouco mais de 10% daqui até dezembro. A última vez em que o índice tocou esse patamar foi em junho de 2021.

Com a quebra da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.

Para atenuar a crise, destacam-se ainda várias ações monetárias e creditícias que contribuíram para aumentar a liquidez na economia, resultando na diminuição da taxa de juros real em 2009, tais como a redução dos depósitos compulsórios do sistema bancário e o aumento da oferta de crédito.

A Grande Depressão segue em decorrência da Quebra da Bolsa. Todo o efeito negativo que se cria na economia mundial é devido à avaria da bolsa de Nova York na crise de 1929. A década de 1930 se inicia em grande conturbação devido a depressão econômica e a crise sistêmica pela qual passa o capitalismo.

Naji Nahas é um empresário libanês que atuou como especulador no mercado financeiro. Foi até então tido como o responsável pela quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 1989.

A bolsa de valores traz diversas oportunidades de investimento para quem deseja rentabilizar seu patrimônio. Contudo, ela também envolve riscos. Isso faz com que perder dinheiro na bolsa seja relativamente comum. A boa notícia é que você pode agir de modo a evitar essas perdas.