Qual a principal diferença entre a Revolução Puritana e A Revolução Gloriosa?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

A Revolução Puritana, também chamada de Guerra Civil Inglesa, transformou a distribuição e a forma de poder da Inglaterra no século XVII, Com a Revolução Gloriosa esses movimentos marcaram a mudança de governo de monarquista absolutista para um Estado liberal-burguês.

A Revolução Gloriosa foi a última fase da Revolução Inglesa (1642-1688) e determinou o fim do absolutismo na Inglaterra e a formação da monarquia constitucional. Ouça o texto abaixo em aúdio! A Revolução Gloriosa foi a última fase da Revolução Inglesa, iniciada em 1642.

A Revolução Puritana foi uma guerra civil que teve início na Inglaterra em 1642, quando o exército do rei Carlos I entrou em confronto com o exército do Parlamento inglês, e terminou em 1649 com a derrota do monarca, simbolizando o fim do absolutismo em território inglês.

A Revolução Gloriosa possui duas características marcantes: a forma pacífica como se desenvolveu e o marco do fim do absolutismo. Em decorrência do fim do absolutismo e a ascensão do poder da burguesia, algumas décadas depois tem início o processo de Revolução Industrial Inglesa.

A Revolução Puritana e a Guerra Civil, de 1640 a 1649; A República de Oliver Cromwell, de 1649 a 1658; A Restauração da dinastia Stuart, com os reis Charles II e Jaime II, de 1660 a 1688; A Revolução Gloriosa, que encerrou o reinado de Jaime II e instituiu a Monarquia Parlamentarista.

A Revolução Gloriosa marcou a consolidação da monarquia constitucional na Inglaterra por meio da deposição de Jaime II e da coroação de Guilherme de Orange e Maria Stuart. Após se aliar ao Parlamento inglês, Guilherme de Orange levou tropas para a Inglaterra e forçou Jaime II a fugir do país em 1688.

De um lado, estava o rei, a alta nobreza, católicos e anglicanos, e do outro, o parlamento, a burguesia, senhores rurais e os puritanos (calvinistas que sofriam perseguições religiosas). Em virtude da participação dos puritanos, esse processo também ficou conhecido como Revolução Puritana.

O movimento representou um desafio à monarquia e à teoria do direito divino. Esta dizia que o poder do rei era transmitido por Deus e assim ele tinha a legitimidade para governar seus súditos. De fato, a Revolução Puritana era uma insurreição religiosa, política, social e econômica.

A Revolução Gloriosa ocorreu em 1688 e foi uma das etapas da Revolução Inglesa, além de ter sido responsável pela queda do absolutismo na Inglaterra. A monarquia absolutista inglesa transformou-se em uma monarquia constitucional, que consolidou o domínio da burguesia na Inglaterra.

Oliver Cromwell formou um exército burguês para apoiar o Parlamento e derrotar as tropas fiéis ao rei Carlos I, filho de Jaime I. Essa guerra civil foi o estopim para a Revolução Puritana. As tropas de Cromwell derrotaram o rei Carlos I. Os radicais burgueses pediram a decapitação do rei, que aconteceu em 1649.

Sobre a Revolução Gloriosa na Inglaterra (1688/1689) é correto afirmar que. foi uma Revolução política que pôs fim ao Absolutismo, consolidando a supremacia do parlamento sobre a autoridade real.

O mais conhecido é o Bill of Rights, formulado na Inglaterra em 1689, após a deposição do rei Jaime II pela Revolução Gloriosa de 1688 e ao qual sucedeu Guilherme de Orange. O Bill of Rights reduzia o poder do monarca, instituindo a monarquia constitucional em lugar da realeza do direito divino.

Oliver Cromwell

Liderada por Oliver Cromwell, a Revolução Puritana levou a burguesia ao poder político na Inglaterra, instaurando ainda uma efêmera República.

  • Inglaterra
  • Reino da Inglaterra