Como a revolução verde impactou negativamente no Brasil?

Perguntado por: hmello . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

O desmatamento, a compactação do solo, a utilização desenfreada de fontes de água e a poluição causada pelos produtos químicos são algumas das consequências danosas da revolução para o meio ambiente. Essas impactos resultaram na quebra do equilíbrio ambiental natural assim como prejudicaram animais e plantas.

Pontos negativos:
utilização de agrotóxicos prejudiciais à saúde humana; priorização dos latifúndios em detrimento da agricultura familiar; êxodo rural.

A Revolução Verde proporcionou aumento de extração por área cultivada e crescimento considerável da produção de alimentos, principalmente de cereais e tubérculos. Porém, isso ficou restrito às grandes propriedades, que possuíam terras em condições ideais para a modernização e condições climáticas favoráveis.

Além de não ter resolvido os problemas nutricional e da fome, a Revolução Verde também é reconhecida por aumentar a concentração fundiária e a dependência de sementes, alterando a cultura dos pequenos proprietários que encontraram dificuldades para se inserir nos novos moldes.

De acordo com Graziano Neto (1986 apud PINHEIRO, 2005), a Revolução Verde fracassou devido à inviabilidade das novas tecnologias serem adquiridas por todos, dando espaço apenas para grandes produtores que tiveram condições financeiras de aplicar o “Pacote Tecnológico” desenvolvido.

A Revolução Verde consistiu na modernização da agricultura em escala global, efetivada por meio da incorporação de inovações tecnológicas na produção. Teve como base as sementes geneticamente modificadas, os maquinários agrícolas e os insumos químicos, como fertilizantes e agrotóxicos.

Principais aspectos negativos:
- Aumentou o nível de poluição do ar gerado pelas indústrias. Estas também foram responsáveis, principalmente no século XX, pelo aumento da poluição de rios e contaminação dos solos; - O uso crescente de máquinas e equipamentos tecnológicos fez aumentar o desemprego nas indústrias.

O que foi a Revolução Verde no Brasil e no mundo? Primordialmente, a expressão Revolução Verde é usada para destacar o processo de transformação ao nível global na agricultura, juntamente com o desenvolvimento e a adesão de novas técnicas e aparatos tecnológicos em todos os estágios da produção agrícola.

De outro lado, a Revolução Verde resultou em concentração fundiária e êxodo rural; simplificação dos sistemas produtivos por meio da monocultura e redução no número de espécies cultivadas; desmatamento e degradação de biomas naturais e biodiversidade; dependência de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos; e aumento de ...

O aumento da produtividade agrícola foi expressivo, porém, a Revolução Verde não eliminou o problema da fome, pois os produtos plantados nos países em desenvolvimento (Brasil, México, Índia, entre outros), basicamente cereais, eram exportados em grande parte para países ricos industrializados como os Estados Unidos, ...