Como era a vida do ser humano no período Neolítico?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

No Neolítico, os grupos humanos deixaram de ser nômades, ou seja, mudar constantemente de lugar em busca de melhores condições de sobrevivência, e se transformaram em sedentários. Os hominídeos se fixaram em um determinado lugar. Isso possibilitou o desenvolvimento da agricultura.

Dessa forma, a transformação promovida pela revolução agrícola veio acompanhada da formação das primeiras aldeias neolíticas. Entre 8.000 e 6.000 a.C., esse agrupamentos humanos numerosos haviam se espalhado na região sul da Europa, no norte da África e no sudoeste da Ásia.

Revolução do Neolítico. O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.

A Pré-História é dividida da seguinte forma: Paleolítico: o primeiro período é caracterizado pela caça, pesca, colheita de frutos e a descoberta do fogo. Neolítico: os hominídeos tornaram-se sedentários, iniciando a prática da agricultura.

Resumo. Período do Neolítico ou da Pedra Polida foi o de maior transformação na vida do ser humano da Pré-História. A sedentarização favoreceu a prática da agricultura. Presença de ritos religiosos.

No período Neolítico, os humanos passaram a polir a pedra, aumentando com isso a eficiência de suas ferramentas e armas. Entre as grandes conquistas desse período estão a agricultura e o pastoreio; por isso, os grupos humanos daqueles tempos ficaram conhecidos como agricultores e pastores.

A atividade agrícola possibilitou a sedentarização dos grupos humanos no período neolítico. E o aumento da oferta de alimentos, com nutrientes resultou em um grande crescimento populacional nesse período.

O Período Neolítico, ou “Idade da Pedra Polida” (de aproximadamente 10.000 a.C. até aproximadamente 5.000 a.C.), é caracterizado pela descoberta da agricultura, início da domesticação dos animais, domínio do fogo, invenção da roda, uso de novas técnicas agrícolas, surgimento dos primeiros assentamentos humanos, divisão ...

O homem pré-histórico foi alimentado com alimentos crus que ele estava rondando com a caça, pesca e colheita de frutas e legumes que cresceram na natureza. Com a culinária do alimento as pessoas têm diversificado seus hábitos alimentares, implementando a primeira revolução alimentar.

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

Paleolítico

A Era do Paleolítico, entre um e dois milhões de anos atrás, foi testemunha da utilização inédita do fogo pelo homem. Nesta época, alguns já moravam em cavernas e vestiam-se com peles de animais, que anteriormente poderiam ter servido como alimento.

Nesse período os humanos eram considerados nômades caçadores e coletores, uma vez que não dominavam a agricultura e viviam apenas da caça, pesca e coleta de frutos.