Qual foi o objetivo principal dos bolcheviques?

Perguntado por: lcalixto . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

O objetivo dos bolcheviques era instaurar o comunismo na Rússia, independente do pensamento de Marx. Como o comunismo defende uma cosmovisão materialista e relativista, qualquer ação pela revolução pode ser tomada.

Os bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser diretamente controlado pelos trabalhadores.

Bolcheviques (maioria, em russo), liderados por Lenin, defendiam a ideia revolucionária da luta armada para chegar ao poder. Mencheviques (minoria, em russo), liderados por Plekhanov, defendiam a ideia evolucionista de se conquistar o poder através de vias normais e pacíficas como, por exemplo, as eleições.

Bolcheviques: eram majoritários. Defendiam que a Revolução Socialista ocorresse de forma imediata, com a instalação da Ditadura do Proletariado e a aliança entre operários e camponeses.

Os mencheviques não desejavam uma revolução violenta, mas queriam que a transição fosse política e pacífica. Os bolcheviques já desejavam a revolução comunista a qualquer custo.

O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, maioria (em russo, bolscinstvó). Serviu para designar a corrente política e a linha organizacional idealizada e imposta pelo líder revolucionário Vladimir Lênin ao Partido Operário Social-Democrático da Rússia (POSDR).

Sob o lema paz, terra, pão e trabalho, Lênin conseguiu unir a classe trabalhadora em torno de um projeto de Estado que aboliu a propriedade privada, realizou uma completa reforma agrária e estatizou bancos e investimentos e passou a destinar vultosos recursos para desenvolver indústria e oferecer saúde, educação e bem- ...

Os bolcheviques tornaram-se força majoritária nos sovietes de Petrogrado e de Moscou. O cenário levou os revolucionários a preparar a insurreição. Trabalhadores formaram milícias armadas em favor da revolução – os guardas vermelhos.

Os rumos adotados pelo partido bolchevique levaram a uma militarização da vida social, com a adoção do trabalho forçado, da disciplina militar nas fábricas e da entrega compulsória da produção agrícola ao Estado.

Os bolcheviques defendiam o caminho revolucionário para o socialismo chegar ao poder. Isso permitiria a implantação da ditadura do proletariado para que o socialismo se consolidasse no país e o comunismo fosse estabelecido no momento certo. O líder desse grupo era Vladimir Lenin.

Lenin também defendia que os trabalhadores rebelassem-se contra o Governo Provisório, a saída imediata da Rússia da guerra (o Governo Provisório manteve o país no conflito), a nacionalização das indústrias instaladas no país, e a ideia de “Paz, pão e terra” como direitos básicos dos trabalhadores.

Como se iniciou a Revolução Russa? A Revolução Russa iniciou-se em fevereiro de 1917, quando a população de São Petersburgo saiu às ruas contra o czar Nicolau II, pedindo melhorias nas condições de vida, de trabalho e de alimentação, bem como a retirada das tropas russas da I Guerra Mundial.