Por que o rei Carlos primeiro foi executado?

Perguntado por: amoreira7 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Em 1648, a mando do Parlamento, foi julgado pela Alta Corte de Justiça e condenado por traição. A pena foi a decapitação, que ocorreu em janeiro de 1649, em frente ao palácio de Whitehall, em Londres.

O confronto entre o rei Carlos I e o Parlamento fez eclodir a Guerra Civil Inglesa. Após ser derrotado por Oliver Cromwell, Carlos I foi declarado culpado de traição e executado.

Carlos I foi sumariamente julgado e executado como “inimigo público do bom povo desta nação”. Carlos foi decapitado no dia 30 de janeiro de 1649.

Em janeiro de 1649, o Parlamento executou o rei Carlos I dando início à crise e, posteriormente, ao fim do regime absolutista na Inglaterra com a Revolução Gloriosa de 1689 que substituiu uma monarquia absolutista por uma monarquia parlamentarista.

O rei Carlos I, derrotado na guerra civil, foi preso e condenado à morte. Acabou assim o absolutismo em território inglês, e o Parlamento se fortaleceu politicamente ao limitar as ações do monarca inglês e se tornar o grande centro decisório da Inglaterra.

A pena foi a decapitação, que ocorreu em janeiro de 1649, em frente ao palácio de Whitehall, em Londres. A decapitação de Carlos I foi a primeira execução de um monarca europeu após uma ordenação e julgamento a mando de um Parlamento, e não por qualquer disputa interna das cortes.

A decapitação do primeiro dos Charles ocorreu na manhã de terça-feira, 30 de janeiro de 1649, em um cadafalso montado do lado de fora do salão de banquetes do Palácio de Whitehall, a principal residência dos monarcas ingleses na época.

Descontente, Carlos I tentou mais uma vez dissolver o Parlamento – que buscou a formação de uma milícia popular que garantiria a plena atuação política dos parlamentares.

Carlos I esperava que o Parlamento aprovasse o aumento de impostos para equilibrar os gastos reais, mas a proposta real foi rejeitada. Assim, o Parlamento foi dissolvido, iniciando a guerra entre o rei e os parlamentares.

Eram em sua maioria puritanos burgueses e camponeses revoltados com o abuso do rei, liderados por Oliver Cromwell. Se recusavam a usar perucas, por isso, cabeças redondas: não usavam os comuns volteios de perucas brancas, repletos de cachos. Representavam a nobreza rural puritana, desejosa de aumentar suas terras.