Qual é a diferença entre colonialismo e imperialismo?

Perguntado por: zparaiso . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Enquanto o colonialismo sugere um controle político direto, com incorporação territorial e perda de autonomia por meio da força militar, o Imperialismo exerce o mesmo domínio de maneira indireta, formal ou informalmente, sem o uso explícito de intervenções militares, na maioria dos casos.]

"No Colonialismo, os objetivos eram os produtos tropicais, valiosos na Europa e, portanto, interessantes para manutenção da balança comercial favorável, e os metais preciosos. Já no Neocolonialismo, os objetivos são matéria-prima, mercados consumidores e mão-de-obra barata", diz o professor.

Imperialismo, assim como o colonialismo, refere-se ao conjunto de práticas que preconizam o controle de um Estado pelo poder de outro Estado “superior”, bem como a extensão de sua autoridade em outros territórios.

O neocolonialismo, imperialismo ou colonialismo do XIX foi o processo de dominação política, econômica e social dos países europeus, as potências capitalistas da época, aos países da África e Ásia.

O Imperialismo ou Neocolonialismo surgiu no século XIX quando nações desenvolvidas iniciaram um processo de expansão territorial sobre outros locais na África, Ásia e Oceania.

O Colonialismo é caracterizado pela imposição de poder de uma nação sobre outra, traduzido na expansão territorial, na introdução de valores culturais e na manipulação econômica.

O colonialismo foi mais do que um sistema de exploração econômica e dominação política, e pode mesmo ser entendido como um modo de percepção do mundo. Produziu formas de enquadramento da vida social e criou relações fundadas em forças hegemônicas — sempre em tensão construtiva com imagens contra-hegemônicas.

Entre os seus principais fatores estão a expansão industrial, o aumento na busca por matérias primas, crescimento na disputa por mercados consumidores e o crescimento da população europeia, entre outros.

Resumo das principais características do Imperialismo
Baseia-se em ideias etnocêntricas e no darwinismo social (superioridade dos povos dominantes em relação aos dominados); Processo de expansão das potências europeias; Capital industrial fundido ao capital financeiro.

“Um país imperialista era um país que dominava economicamente o outro”, e desse modo a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava, assim como a "absorção" dos países dominados pelos monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores, levavam ao ciclo do neo-colonialismo, que é o ...

Entende-se por Imperialismo as políticas de expansão territorial, econômica e cultural de uma nação sobre outros países. O termo pode ser usado tanto para se referir a práticas modernas, mas é principalmente associado à política de expansão territorial de potências econômicas no final do século XIX.

O neocolonialismo, também conhecido como Imperialismo, compreende as fases política e econômica de colonização dos países africanos e asiáticos pelos países europeus e pelos Estados Unidos, durante todo o século XIX e parte do século XX.

O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. Durante vários séculos o continente foi explorado por colonizadores estrangeiros e até hoje sofre as consequências das intervenções de outrora.

John Atkinson Hobson

John Atkinson Hobson nasceu na Inglaterra em 1858 e foi, mediante seus estudos, um dos intelectuais pioneiros da economia moderna e o criador do termo imperialismo.