O que significa o fardo do homem branco?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

“O Fardo do Homem Branco” defendia que passara a caber a Washington tratar dos selvagens para o bem deles, sem contar com o seu agradecimento. Os nativos do mundo tinham de ser dirigidos pelas potências ocidentais. Eram homens inferiores, de civilizações fracas que precisavam de ouvir a voz do dono.

Dessa forma, o homem branco tinha a missão de civilizar os povos “primitivos”, “bárbaros”, “infantis” e “ingênuos” que ainda se encontravam em estágio de selvageria.

Os europeus entendiam que o seu modo de vida era civilizado, devendo levá-lo para todos os povos que não partilhavam dos mesmos valores. Essa ideia por meio da qual os europeus se viam obrigados a levar sua “civilização” para outros povos foi chamada de “fardo do homem branco”.

Tomai o fardo do Homem Branco Continuai pacientemente Ocultai a ameaça de terror E vede o espetáculo de orgulho; Ao discurso direto e simples, Uma centena de vezes explicado, Para buscar o lucro de outrem E obter o ganho de outrem.

1898

"The White Man's Burden" ("O Fardo do Homem Branco") é um poema escrito pelo poeta inglês Rudyard Kipling. Foi publicado originalmente na revista popular McClure's em 1898, com o subtítulo The United States and the Philippine Islands.

A MISSÃO esclarece o compromisso e dever da empresa para com a sociedade. Essencialmente ela estabelece o que a empresa faz, dentro de seu negócio. É a proposta para a qual, ou razão pela qual uma organização existe.