Como se chama o pé de vagem?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

A Vagem (Phaseolus vulgaris) é uma planta anual leguminosa, rica em cálcio, ferro e fósforo, além de grande quantidade de vitaminas A e C. A Vagem (Phaseolus vulgaris) é uma planta anual leguminosa, rica em cálcio, ferro e fósforo, além de grande quantidade de vitaminas A e C.

A colheita das vagens começa de 50 a 90 dias após a semeadura, variando conforme a cultivar plantada e as condições de cultivo. As vagens são colhidas quando bem desenvolvidas, apresentando-se tenras e firmes, mas com sementes ainda imaturas.

O primeiro passo para plantar vagem é preparar o solo, com uma boa aragem. Uma dica interessante é acrescentar serragem e substrato ao local para ter frutos ainda melhores. Depois disso, basta separar as melhores sementes. Faça buracos de 20 a 30 cm, coloque as sementes e jogue terra por cima.

A vagem é uma hortaliça composta pela bainha (parte que envolve a semente) e semente ou grãos das plantas leguminosas do feijão e ervilha. Para ser considerada como legume, a vagem deve ser colhida antes que os grãos internos amadureçam. As variedades mais conhecidas são: vagem manteiga e vagem macarrão.

A produtividade da vagem pode variar de 0,5 kg até 1,2 kg por planta, a vagem rasteira o ciclo dura menos, cerca de 20 a 30 dias, e a tutorada de 30 a 60 dias.

As medições do tamanho da vagem indicaram a medida de 10,59 cm para o comprimento e 0,88 cm para a largura (média de 50 vagens).

Existem vários tipos de vagem. As vagens do tipo manteiga (achatadas) alcançam de 21 cm a 23 cm de comprimento e 1,5 m a 2,0 de largura e são de cor verde-clara; as vagens do tipo macarrão (arredondadas) alcançam de 15 cm e 17 cm de comprimento e diâmetro médio de 1 cm e são de cor verde-clara.

Phaseolus vulgaris

A Vagem (Phaseolus vulgaris) é uma planta anual leguminosa, rica em cálcio, ferro e fósforo, além de grande quantidade de vitaminas A e C. Trata-se de uma herbácea de caule flexível com folhas compostas verdes e flores branco-avioletadas, seguidas de frutos do tipo vagem.

Essa hortaliça, que tem origem na América Central, é cultivada pela família Tofanin mais de 7 décadas. Por ano, o produtor colhe até 300 toneladas. A vagem é de ciclo curto. Do plantio à colheita, leva no máximo 3 meses.

Para cultivo do feijão-vagem o solo deve ser de alta fertilidade, com pH na faixa de 5,5 a 6,8, pois também é uma faixa onde existe maior disponibilização dos nutrientes contidos no solo para as plantas. É necessário realizar as correções adequadas para manter um bom equilíbrio nutricional.

É um fruto característico da família das leguminosas (por exemplo, a vagem do feijão, favas e das ervilhas). A vagem quando madura abre-se naturalmente pela nervura principal e liberta as várias sementes. Por isso, a vagem propriamente dita é o pericarpo e no seu interior encontram-se as sementes.

A vagem ( Phaseolus vulgaris L.) é um fruto da família Fabaceae ou Leguminosae consumido imaturo. Classificação é a separação do produto em lotes visualmente homogêneos e a sua descrição através de características mensuráveis, obedecendo a padrões préestabelecidos.

Flores tubulares, amarelas, muito vistosas. Fruto em forma de vagem linear, comprida, deiscente, achatada dorsiventralmente, glabra, marrom ferruginosa quando madura e com muitas sementes aladas em seu interior. Trepadeira de folhas compostas terminadas em gavinhas. Planta anual.

A vagem ou feijão-vagem é uma hortaliça originária da América Central. Foi levada para a Europa no século XVI, de onde foi difundida para outros continentes. Pertence à família Fabácea. O que diferencia o feijão-vagem dos outros feijões é o grão ser colhido ainda verde e ser consumido juntamente com a vagem.

A vagem é rica em fibras e tem quantidades apreciáveis de vitaminas B2, E e folato, e dos minerais ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco, oferecendo benefícios à saúde intestinal, à imunidade e ao controle da glicemia, do colesterol e do apetite.