Pode por papel alumínio dentro do forno?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Sabemos que o papel alumínio pode ser usado no forno elétrico e no forno à gás. É importante saber que não devemos levá-lo ao micro-ondas, pois há risco de explosão e incêndio, devido à reação das ondas eletromagnéticas com o metal.

Submeter o papel-alumínio a altas temperaturas pode favorecer a lixiviação, processo de transferência do metal para o alimento. Essa contaminação pode acontecer tanto pelo calor como pela presença de substâncias ácidas nos temperos.

Diversos pratos são assados com auxílio de papel alumínio, e a técnica também pode ser usada em forno elétrico. Isso porque, diferentemente do micro-ondas, usar metais no aparelho não oferece risco de acidentes desde que se tenha cuidado.

Gente, o papel manteiga, conhecido também como papel vegetal, é feito de celulose e água. Ele é ideal pra substituir a manteiga na hora de untar a forma e assadeiras e preparar pratos doces e salgados! Tem uma textura antiaderente e é bem resistente ao calor, por isso, dá pra usar no forno à vontade.

Para preparações que serão levadas ao forno, o papel alumínio deve sempre ficar com o lado brilhante voltado para dentro, ou seja, em contato com a comida. Assim, a temperatura fica mais concentrada e acelera o processo de cocção do alimento.

O calor leva partículas do alumínio a passar para a comida, o que pode ser bastante perigoso. Excesso de alumínio no corpo afeta e enfraquece as células dos ossos, dificultando a absorção de cálcio, que fica se acumulando no sangue e atrapalha o funcionamento da paratireoide.

Mas, você sabe o real motivo de seu uso? É muito simples! o uso do papel alumínio faz com que o ambiente no qual o alimento se encontra apresente efeito semelhante ao observado em uma estufa, retendo o vapor eliminado pelo alimento durante a cocção.

Se for cozinhar algo ou levar ao forno, o lado brilhante e mais liso do papel alumínio deve ficar para dentro. Isso porque o lado brilhante é menos aderente e não gruda na carne ou em qualquer outro alimento que você estiver assando.

Por conta disso, o papel-toalha não tem contato direto com o fogo, e isso impede que ele queime e cause um desastre. Também não é indicado usar o papel-toalha para cobrir a assadeira, como fazemos com papel-alumínio, principalmente se você tiver grill no seu forno.

Se os utensílios ficarem muito tempo guardados, sem uso, também podem escurecer. Esse fenômeno acontece porque a película de óxido presente no alumínio reage com a umidade do ar ou com a temperatura do ambiente.

o papel manteiga, conhecido também como papel vegetal, é feito de celulose e água. Ele é ideal pra substituir a manteiga na hora de untar a forma e assadeiras e preparar pratos doces e salgados! Tem uma textura antiaderente e é bem resistente ao calor, por isso, dá pra usar no forno à vontade.

Os materiais mais recomendados para o forno elétrico são o vidro e o metal, e mesmo assim nem todas as embalagens e travessas de vidro podem ser utilizadas nesse eletrodoméstico, por isso fique atento às especificações do fabricante.

Forno elétrico: quais receitas você pode fazer no equipamento?

  • Mini omelete de forno.
  • Sanduíche de forno gratinado.
  • Macarrão fácil de forno.
  • Hambúrguer caseiro assado.
  • Arroz de forno cremoso com legumes.
  • Pudim de leite condensado no forno.

Não, o uso de papel manteiga e papel alumínio na Philips Airfryer não é recomendado pelas seguintes razões: Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer.

Se tens por hábito utilizar papel de alumínio para forrar formas ou para colocar receitas no forno, podes simplesmente trocá-lo por uma panela de ferro, inox ou barro com tampa.