Como saber se tenho problemas de coagulação no sangue?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Quais são os sintomas de coagulação excessiva?

  1. Dor e inchaço na perna devido a um coágulo na perna (trombose venosa profunda. Coágulos de sangue podem se formar em veias lesionadas, um... ...
  2. Falta de ar ou dor no tórax devido a um coágulo sanguíneo que se desloca para os pulmões (embolia pulmonar.

A coagulação excessiva (trombofilia) ocorre quando o sangue coagula muito facilmente ou excessivamente. Distúrbios hereditários e adquiridos podem aumentar a coagulação do sangue. Os coágulos fazem os braços ou as pernas incharem. Os níveis séricos de proteínas que controlam a coagulação são medidos.

No entanto, os coágulos de sangue podem ser decorrentes de outras condições de saúde, como: o uso de determinados medicamentos, síndrome antifosfolípide, arteriosclerose e aterosclerose, terapia de reposição hormonal (testosterona), trombose venosa profunda, histórico familiar de coágulos sanguíneos, infarto, arritmia ...

Em pessoas que não estão tomando anticoagulante nenhum, o valor esperado é entre 0,8 a 1. Significa que aquele processo de coagulação, o tempo de ativação da protrombina, está ocorrendo de forma normal.

Nos casos de coagulação deficiente, ferimentos provocam grande perda de sangue (hemorragia), causando problemas de saúde que podem ser graves.

Boas fontes dela são o brócolis, couve-flor, o agrião, a rúcula, o repolho, o nabo, a alface, o espinafre e outros vegetais verdes. É preciso ingerir apenas 50 gramas destes vegetais para ter a quantidade diária recomendada de vitamina K. Os óleos vegetais, como o azeite, também contam com o nutriente.

Sensação de calor; Sensação de desmaio; Tosse constante com possibilidade de sangramento; Vermelhidão.

No caso do exame Coagulograma, o objetivo é avaliar a coagulação do sangue. O procedimento pode ser solicitado em casos de tratamentos que causam sangramento ou no pré-operatório. Este exame não necessita de agendamento.

Quais doenças o coagulograma detecta?

  • Doenças hematológicas;
  • Intoxicações;
  • Doenças infecciosas, como dengue.

Determinar a sensibilidade dos fatores da coagulação Os testes de TP e TTPA são considerados testes de triagem da coagulação. É importante conhecer a sensibilidade destes testes na identificação da deficiência de diferentes fatores da coagulação.