O que acontece quando aumenta a concentração de gás carbônico no sangue?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Hipercapnia é o aumento do dióxido de carbono no sangue arterial, resultado da maior concentração de CO2 no ar. Nessas situações, a expiração antes passiva se torna ativa, recrutando a ação de músculos expiratórios (principalmente os abdominais) para aumentar a capacidade respiratória.

Conforme a concentração e o tempo de exposição aumentam, o CO2 provoca depressão do sistema nervoso central. Assim, as pessoas sentem relaxamento, fadiga e até sonolência. Outros sintomas se acrescem na medida em que a concentração aumenta.

Carregado de gás carbônico, o sangue começa a voltar ao coração, transportado pelas veias. Para impedir que o sangue retorne, as veias têm válvulas que se abrem quando ele passa e fecham com o próprio peso do sangue. No pulmão, ocorre a troca de CO2,que está na corrente sanguinea, pelo oxigênio dos alvéolos pulmonares.

Excesso da substância gera dor de cabeça, problemas na vista e sensação de cansaço. Falta de ventilação natural em escritórios é principal causa do problema, diz estudo.

O CO2 na atmosfera, ao lado de outros gases como o metano, absorve os raios infravermelhos emitidos pela superfície terrestre, criando o efeito estufa. Esse fenômeno natural permite a manutenção de uma temperatura adequada para os organismos no planeta.

O sangue venoso, por sua vez, é um sangue como uma alta concentração de gás carbônico e baixa de oxigênio.

A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

O aumento na quantidade de CO2 no sangue aumenta o nível de acidez do plasma sanguíneo, o que excita o centro respiratório, levando ao aumento da frequência respiratória. A frequência respiratória aumenta quando a concentração de CO2 no sangue é grande.