Como saber se o peixe já tá cozido?

Perguntado por: erocha2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para ver se o peixe está cozido, basta espetar o garfo delicadamente nele; se a carne se soltar com facilidade da espinha, pode retirá-lo do forno.

Para saber se o peixe está cozido observe se a carne está opaca, mais branquinha e se a textura fica mais macia ao introduzir um palito de dente ou garfo. Outra dica, para alguns peixes, é observar se a proteína se desprendeu, formando uma gelatina branca na superfície.

A "regra de 10 minutos" diz que o peixe deve ser cozido por 10 minutos para cada centímetro de espessura, a não ser que você prefira fritar ou levar ao microondas. Temperar o peixe antes de cozinhar é importante.

Como identificar quando o peixe está fresco
Ou seja, sua cor não pode ser opaca, a pele deve estar úmida e a carne não deve apresentar manchas, furos ou cortes.

"Falamos que o ponto do peixe é quando você encosta o garfo ou a faca de peixe e ele solta em lascas sem esforço para cortá-lo. Se ficar cru, a textura é um pouco mais resistente. E se grelhar ou fritar demais ele perde toda umidade da sua carne e fica esfarelando seco, fibroso", diz Henrique.

Sua pele e escamas são saudáveis ​​e vivazes.
Um peixe saudável não deve sofrer perda de escamas ou alterações na sua aparência, brilho ou cor. Também não há manchas, inflamações ou formação excessiva de muco na pele ou nas brânquias.

Quando o peixe passa do ponto ele fica seco o que não é agradável na boca. Também há aqueles que têm uma carne mais densa que são ótimos para ensopados ou preparos com cozimentos mais lentos como assados. O ponto perfeito para o peixe é suculento, mantendo as fibras da carne bem firmes.

Manhã A parte da manhã sempre foi vista como um bom momento para a pesca. O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes. Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer.

O vinagre também pode servir como um ótimo desinfetante natural nesses casos! Assim como no caso do limão, enquanto você prepara o peixe coloque em uma panela a mistura de 3 partes de água para 2 de vinagre branco. À medida que o vinagre for fervendo, ele irá absorver o cheiro desagradável exalado durante o preparo.

5 melhores opções de peixe para cozinhar que você deve usar

  1. A tilápia é a rainha dos peixes cozidos. ...
  2. Abuse da versatilidade do bacalhau. ...
  3. Aposte na corvina para sabor e economia. ...
  4. Prepare o xaréu como uma opção diferente.

Não apenas para os peixes, mas para qualquer alimento, a ingestão de sua forma crua é considerada uma das melhores maneiras de aproveitar os seus valores nutricionais. É claro que, para isso, é preciso que o alimento possa ser consumido em sua forma crua.

“A carne de muitos peixes apresenta uma cor que pode variar de amarela a vermelha, devido à presença de pigmentos carotenóides. Esses pigmentos naturais estavam presentes no alimento do peixe e foram absorvidos durante a digestão e depositados na sua musculatura.

Não é recomendado que crianças abaixo de dois anos comam nada cru porque eles têm menos ácido no estômago, então é mais fácil causar alguma intoxicação alimentar", alerta. Como qualquer carne que não passa por algum método de cocção, sempre há perigo de que o sashimi esteja contaminado.