Como saber se o peixe já está pronto?

Perguntado por: obelchior . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Não importa qual peixe está no forno: pequeno ou grande, o segredo para saber se ele está no ponto é o mesmo. Com um palito de churrasco, espete o dorso; se houver resistência da carne, é sinal de que ainda não está pronto. Quando o palito perfurar o peixe e sair seco, desligue o forno e prepare os talheres.

O peixe tem um ponto específico e se passar desse ponto, ele vai ficar seco. "Falamos que o ponto do peixe é quando você encosta o garfo ou a faca de peixe e ele solta em lascas sem esforço para cortá-lo.

A "regra de 10 minutos" diz que o peixe deve ser cozido por 10 minutos para cada centímetro de espessura, a não ser que você prefira fritar ou levar ao microondas. Temperar o peixe antes de cozinhar é importante.

Como identificar quando o peixe está fresco
Ou seja, sua cor não pode ser opaca, a pele deve estar úmida e a carne não deve apresentar manchas, furos ou cortes.

O ponto certo
Com o auxílio de uma faca, você pode testar o ponto do peixe. Se a faca penetrar suavemente em toda a carne, estará pronto para virar. É preciso bastante atenção nesse momento, pois filés menores assam muito rápido, com cerca de 8 minutos de fogo em cada lado. Fique atento à cor da pele do peixe.

Meio limão costuma dar suco suficiente para até 4 filés de peixe. Se quiser adicionar ainda mais sabor, você pode acrescentar um dente de alho amassado e 1/2 xícara de salsinha. Para variar e suavizar o sabor, pode ainda substituir a pimenta do reino por pimenta branca.

Quando o peixe passa do ponto ele fica seco o que não é agradável na boca. Também há aqueles que têm uma carne mais densa que são ótimos para ensopados ou preparos com cozimentos mais lentos como assados. O ponto perfeito para o peixe é suculento, mantendo as fibras da carne bem firmes.

O ingrediente é usado no tempero e na finalização de muitos pratos de peixes e frutos do mar. Além de deixar o prato saboroso, o limão suaviza o cheiro do peixe, causado por um composto químico chamado metilamina. Isso porque o ácido H+ do limão (o mesmo do vinagre) neutraliza essa substância.

frutos do mar — peixes, camarão, lagosta etc. (63°C); sobras — 75°C.

5 melhores opções de peixe para cozinhar que você deve usar

  1. A tilápia é a rainha dos peixes cozidos. ...
  2. Abuse da versatilidade do bacalhau. ...
  3. Aposte na corvina para sabor e economia. ...
  4. Prepare o xaréu como uma opção diferente.

Peixes que podem ser consumidos crus
De maneira geral, aposte em tipos como o salmão, o atum, a tilápia, o arenque e o linguado ao comer peixe cru. Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru.

Os benefícios de comer peixe cru são diminuir o risco de doenças cardíacas, contribuir para o desenvolvimento cerebral, regeneração das células nervosas, ajudar a formar os tecidos, prevenir doenças ósseas e combater a anemia devido a sua riqueza em ômega 3, proteínas, vitamina D, cálcio, ferro e vitamina B12.