Como saber se o meu marido tem HPV?

Perguntado por: omello . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 16 votos

Você, seu parceiro ou parceira podem ter HPV sem apresentar sinais ou sintomas. Não há testes para rastreamento em homens. No entanto, as mulheres devem fazer o exame de Papanicolau regularmente e em alguns casos, o rastreio de rotina inclui também testes para HPV no colo do útero.

A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

Teste de HPV em homens
Já quando há presença dessas lesões, o diagnóstico pode ser feito pelo exame clínico, sendo confirmado por meio de biópsia das lesões (retirada de fragmento).

A anuscopia pode ser indicada para homens e mulheres por um ginecologista ou urologista. O exame é solicitado se o médico identificar lesões compatíveis com HPV no ânus do paciente.

Ainda não existe um teste para confirmar a infecção por HPV nos homens. O que você pode fazer para se prevenir, é ter acompanhamento médico regular com um urologista ou, assim que identificar qualquer um desses sinais, procurar um médico.

As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem, aproximadamente, entre dois e oito meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa.

Podem ocorrer sentimentos de vergonha, diminuição do desejo sexual, medo de ter câncer, revolta contra os parceiros sexuais, mesmo que normalmente não seja possível saber exatamente em que época ou de que forma ocorreu o contágio pelo vírus do HPV.

Minha parceira/meu parceiro disse que tem HPV – isso significa que eu também tenho o vírus? Não necessariamente, mas a infecção por HPV geralmente afeta a ambos os parceiros dentro de alguns meses.

Um dos sinais de infecção por HPV são algumas verrugas dolorosas nos órgãos genitais, que podem estar isoladas ou agrupadas. Além disso, se você tiver essa infecção, o pênis, vagina, ânus, vulva, colo do útero podem ficar irritados e coçando, e podem aparecer lesões nos genitais, assim como na garganta e na boca.

Há contágio mesmo quando não há relação sexual. “Se a pessoa namora, não consuma o ato sexual, mas encosta ali, ela pode adquirir, mesmo sendo sem a relação sexual, só pelo contato direto mesmo, pele a pele”, afirma a ginecologista Raquel Arnaud. O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV.

Em alguns casos, pode ser feita a cauterização por laser. Se for pré-câncer, é necessário observar o local e a extensão e se é no pênis ou no ânus. Nesses casos, existem maneiras próprias de tratar, como medicações químicas, cauterização ou, até mesmo, cirurgia para a retirada.