Quem tem fibromialgia têm a imunidade baixa?

Perguntado por: sfelix . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

A resposta é: rotundamente, não. Para o caso da fibromialgia: embora distúrbios inflamatórios, infecciosos e autoimunes podem ser considerados como prováveis indutores da fibromialgia, como de outras doenças de origem mal definido, ainda há muito poucos dados para confirmar tal tese.

infecções virais e lúpus eritematoso sistêmico) são freqüentemente associadas à dor.

Contudo, a suplementação de vitamina D pode ser vista como um tratamento relativamente seguro e econômico para estes pacientes,” diz Wepner. “Os níveis de vitamina D devem ser monitorados regularmente em pacientes com FM, especialmente no inverno, e suplementado quando necessário.”

O que é a fibromialgia? A fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço.

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

além de fadiga, distúrbios do sono e episódios. depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado é

Um surto de fibromialgia é um aumento temporário no número e/ou intensidade dos sintomas. O agravamento da dor, que ataca intensamente ossos e músculos, e da fadiga, são os dois primeiros sintomas observados. Sono insatisfatório, aumento da disfunção cognitiva e distúrbios digestivos também costumam ocorrer.

Devido a uma ingestão prolongada de medicamentos analgésicos, utilizados para aliviar as dores, recomenda-se o aumento da ingestão de alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C) e potássio, como frutas cítricas, manga, papaia, kiwi, morango, acerola, brócolos, banana, farelo de aveia, nozes e damasco.

fazer exercícios aeróbicos melhora o cansaço e reduz a dor em pessoas com fibromialgia. Uma boa opção é a realização de natação, embora o “melhor exercício físico” possa ser diferente para cada pessoa.

Exercícios aeróbicos simples e de baixa densidade como caminhada e pilates estimulam os músculos e reduzem a dor. O tipo de atividade pode ser escolhido pelo paciente, só é recomendado que siga uma frequência, de pelos menos 2 ou 3 vezes por semana, para a manutenção do benefício do exercício.

Fibromialgia é uma doença não articular e não inflamatória comum, mas mal compreendida e caracterizada por: dor generalizada, às vezes intensa; sensibilidade generalizada dos músculos, áreas ao redor de tendões e tecidos moles adjacentes; rigidez muscular; fadiga; confusão mental; transtorno do sono; e diversos outros ...

Muitas vezes as pessoas com fibromialgia têm um certo tipo de climatologia ou mudanças de temperatura pioram os sintomas. Muitos se queixam de ser frio o tempo todo, ou quente o tempo todo, ou alternadamente. E é verdadeiro, vários estudos confirmam: este sintoma é chamado de sensibilidade à temperatura.

O que é fibromialgia? Além destes sintomas mais frequentes podemos observar outros, como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos e dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

Excesso de gases e flatulências; Mudança do hábito intestinal: com constipação, diarreia ou a alternância entre os dois estados; Alívio parcial ou total da dor após a evacuação; Muco nas fezes.

É preciso buscar um profissional da saúde assim que esses sintomas aparecerem, pois, ao não cuidar da fibromialgia, ela pode gerar a síndrome do cólon irritável e prejudicar o sistema gastrointestinal do paciente. Assim como a depressão e ansiedade.