Como é feito o diagnóstico da fibromialgia?

Perguntado por: hchaves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

O DIAGNÓSTICO DE FIBROMIALGIA É CLÍNICO, NÃO HAVENDO EXAMES QUE O COMPROVEM. O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo.

O diagnóstico da fibromialgia é realizado baseado nos sintomas e no exame físico do paciente, não existe nenhum exame nem de laboratório nem de imagem que confirme a doença. O diagnóstico precoce é essencial para iniciar o tratamento. Nele, são avaliadas as estruturas dos ligamentos, músculos e ossos.

O principal indício da doença é a dor crônica generalizada, que atinge as partes acima e abaixo da cintura, os lados direito e esquerdo do corpo e pelo menos uma parte da coluna. Na maioria dos casos, a doença se instala de forma progressiva e o paciente vai percebendo os sintomas aos poucos.

A dor é mais intensa no final do dia, mas pode haver dor pela manhã. A dor é mais profunda, muitos referem “nos ossos” ou ao redor das articulações. As pessoas com FM têm maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos não toleram ser abraçados.

além de fadiga, distúrbios do sono e episódios. depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado é

O que causa a fibromialgia de forma específica ainda não foi identificado, e a fisiopatologia da doença ainda é pouco clara. No entanto, aparenta ser um caminho final para diversas condições mecânicas e comportamentais. A doença costuma aparecer ao longo da vida, geralmente no início da adolescência ou da idade adulta.

O lúpus e a fibromialgia podem ser confundidas por conta de seus sintomas semelhantes, que são as dores no corpo. Ainda, as duas enfermidades podem ser diagnosticadas juntas em um só indivíduo. A fibromialgia, por exemplo, é diagnosticada através de um processo de exclusão de outras doenças, como o lúpus.

Fraqueza, que em alguns casos pode ser o aspecto mais importante da fibromialgia. Pessoas referem cansaço, falta de energia ou fadiga muscular. Pode se tornar difícil subir escadas, ter “força” para ir fazer compras ou mesmo trabalhar. Distúrbios do sono.

Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.

Suspeitar de fibromialgia quando dor generalizada, sensibilidade e fadiga são inexplicáveis, duraram anos ou são desproporcionais aos achados físicos e laboratoriais.