Quando desconfiar de autismo?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

A partir dos 8 meses, a criança costuma estranhar quem não é do seu convívio, demonstrando um desconforto. Caso a criança apresente um comportamento diferente, é melhor desconfiar. Atraso no aparecimento da fala.

Os sintomas de autismo podem aparecer logo nos primeiros meses de vida de um bebê e o diagnóstico precoce é muito importante para o aprendizado, graças à neuroplasticidade.

Para diagnosticar o autismo, o médico irá verificar o desenvolvimento e o comportamento da criança. Como não existe nenhum exame que comprove a condição, ele fará isso através de entrevistas com os pais e observação do comportamento da criança.

Outros sinais de autismo infantil são:

  • Pouco contato visual;
  • Dificuldade na comunicação e de se expressar (sentimentos, ideias, gostos, etc);
  • Não responder o próprio nome quando for chamado;
  • Comportamentos repetitivos;
  • Maior sensibilidade ao ambiente, principalmente com sons, cheiros, luzes, etc;

Sintomas do Autismo nos primeiros meses de vida
Não há preferência entre um rosto sorridente, triste ou bravo. O olhar não acompanha o afastamento da mãe. Ausência de sons vocais. O bebê não olha nos olhos da mãe durante a amamentação.

A hiperlexia pode ser, sim, caracterizada como uma característica da criança com TEA, mas nem sempre deve ser resumida a isso. Esse distúrbio é conhecido como 'síndrome de leitura precoce', ou seja, quando a criança tem facilidade com letras e números antes do esperado.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Movimentos repetitivos no autismo são um tema recorrente e controverso. Segundo a literatura médica, as estereotipias são movimentos repetitivos que as pessoas autistas têm. E eles podem envolvem questões motoras mais evidentes, como balançar a mão com com alta frequência.

Outras diferenças entre a birra e a crise
Normalmente, tem um objeto envolvido: brinquedo, peça de roupa, comida, DVD, objetos em geral. – A crise no autismo pode acontecer até mesmo quando a criança estiver sozinha em seu quarto ou em algum outro local, independentemente se houver mais pessoas por perto ou não.

Comportamentos restritos e repetitivos
Pessoas com autismo nível 1, assim como as que têm outros graus de autismo, gostam de determinados assuntos e costumam se aprofundar neles focando muitas vezes só nisso. Esse interesse restrito é chamado de hiperfoco, e pode ocorrer também com certos objetos.

Pessoas diagnosticadas com o Nível 1 apresentam menos interesse ou dificuldade em iniciar interações sociais, respostas atípicas ou não sucedidas para abertura social, falência na conversação e tentativas de fazer amigos de forma estranha e mal sucedida.