Qual a diferença entre autismo e timidez?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 3 votos

Como diferenciar timidez e autismo? Uma criança tímida costuma evitar o contato visual, se esconder atrás dos pais e não participar de brincadeiras com outras crianças. Da mesma forma, uma criança com autismo pode não falar, olhar para outras pessoas ou brincar com seus colegas.

A primeira delas é que a timidez geralmente se relaciona com locais ou situações específicas, enquanto no espectro autista os estímulos no entorno da criança não fazem tanta diferença. Além disso, crianças tímidas tendem a se abrir gradualmente para novas pessoas e situações.

Mesmo depois de muito tempo em companhia de outras pessoas, o autista continua muito tímido. Além disso, também há uma diferença no comportamento em relação aos pais. Crianças tímidas buscam os responsáveis para ter ajuda na hora de lidar com uma situação de timidez, enquanto o autista não faz esse mesmo movimento.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Como os sintomas da Timidez podem ser confundidos com Ansiedade, o tratamento mais usado é o farmacológico, com recurso a medicamentos que atuam nos sintomas da Ansiedade.

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.

A imensa maioria das crianças autistas é carinhosa, apegada aos pais e irmãos, amorosa com pessoas da família. Muitos gostam de estar perto, de estar no colo, de dar e receber beijos.

Os psicólogos dividem a timidez em dois tipos: a situacional e a crônica.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a fobia social (também conhecida como transtorno de ansiedade social e timidez patológica, entre outros termos) como um "medo de ser observado por outros, levando (a pessoa) a evitar situações sociais.

Outros sinais de autismo infantil são:

  • Pouco contato visual;
  • Dificuldade na comunicação e de se expressar (sentimentos, ideias, gostos, etc);
  • Não responder o próprio nome quando for chamado;
  • Comportamentos repetitivos;
  • Maior sensibilidade ao ambiente, principalmente com sons, cheiros, luzes, etc;

Não existe um exame que possa determinar que a pessoa está no espectro do autismo. Ao contrário disso, o diagnóstico é clínico e feito de maneira observacional, com apoio de uma equipe multidisciplinar e de profissionais da neuropediatria ou psiquiatria infantil.

Embora não ofereça, por si só, resultados conclusivos, o EEG tem se mostrado uma ferramenta valiosa para o diagnóstico e a identificação de padrões cerebrais relacionados ao TEA.

A timidez tem tratamento, apesar de não ser exatamente uma "doença". A terapia pode ajudar na conscientização da sua questão e ao longo do tempo entender a importância da socialização. Fazer atividades em grupo e trabalhos de oratória pode ajudar com o auxílio da terapia.

A timidez prejudicar sua vida
É preocupante quando se verifica que a timidez da criança interfere em sua habilidade de aprendizagem, na capacidade de estabelecer relacionamentos, de demonstrar seus interesses e de possuir uma autoestima positiva.