Quando a ansiedade é preocupante?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

O sinal de alerta deve ser quando um pequeno evento do dia a dia causa uma ansiedade desproporcional. Quando esse sentimento passa a atrapalhar seu dia a dia e te impede ou dificulta a realização de atividades comuns, pode já ter se transformado em um transtorno.

Preste atenção às reações do seu organismo, pois seu nível de ansiedade começa a preocupar. De 26 a 32 – Nível de ansiedade alto. Respire fundo, conte até dez.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Essa preocupação excessiva acaba por causar sofrimento e por prejudicar as atividades diárias e qualidade de vida da pessoa. Cansaço, irritabilidade, tensão muscular, insônia, palpitação e problemas gastrointestinais são os principais sintomas da TAG.

Quando a ansiedade é um problema
Contudo, se a ansiedade atrapalha diversas áreas da vida da pessoa, impedindo-a de viver experiências (se ela deixa de sair de casa, por exemplo), é considerada uma ansiedade patológica, conhecida como transtorno de ansiedade generalizada.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

5 sintomas de ansiedade

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

Existem pessoas que têm ansiedade demasiada por dias, meses ou até anos. É importante lembrar que a questão do tempo é subjetiva de pessoa a pessoa. Algumas pessoas vão conseguir reduzir os sintomas com menos tempo, e outras irão precisar de mais. Tudo isso depende da situação que a pessoa se encontra.

Falta de rotina: Contar com uma rotina organizada é importante para o bem-estar e para a motivação de todas as pessoas. Isso porque, a falta de planejamento e de organização ocasionam o agravamento da ansiedade e da procrastinação.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada afeta a forma como uma pessoa pensa, mas a ansiedade também pode levar a sintomas físicos. A ansiedade generalizada ocorre quando uma pessoa encontra dificuldade para controlar o medo, durante vários dias, por um período superior a seis meses.

A dificuldade de concentração pode ser um sintoma de ansiedade e depressão, e é por isso que os ambos são facilmente confundidos. Em pessoas ansiosas, o sinal aparece diante de uma rotina composta de muitas atividades e com muitas tarefas para serem realizadas.

“Existem algumas graduações para a ansiedade utilizadas na prática clínica: leve, moderada e grave”, afirma a psiquiatra Claudia Chaves Dallelucci.

Assim como a depressão, esses outros transtornos afetam não só a saúde mental, mas também a do coração. O médico cardiologista Mateus Freitas Teixeira explica. Ansiedade, raiva e estresse podem aumentar o risco de doença cardiovascular, semelhante ao que já acontece com a depressão.