Qual é a sensação de enjoo?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Náusea é a sensação de mal-estar no estômago que vem acompanhada de ânsia de vômito. Ela pode ser provocada por algum alimento que “não caiu bem”, mas também pode indicar que há algo de errado se for persistente ou acompanhada de outros sintomas como grande perda de peso, febre e/ou dores agudas no abdômen.

Enjoo é a sensação desconfortável de que você vai vomitar a qualquer momento, podendo chegar a vomitar ou não. Além dessa sensação de vômito, há também um desconforto estomacal, que pode ser acompanhado também de outros sintomas secundários, como tontura e mal-estar.

Vamos ver agora as sete causas mais comuns de dor no estômago e enjoo, confira!

  1. 1 – Gastrite. ...
  2. 2 – Refluxo. ...
  3. 3 – Úlcera no estômago. ...
  4. 4 – Gastroenterite. ...
  5. 5 – Remédios anti-inflamatórios. ...
  6. 6 – Após realização de endoscopia. ...
  7. 7 – Câncer de estômago.

As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia. Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação.

Apesar de o enjoo constante ser, na maioria das vezes, um problema físico, em alguns casos pode estar relacionado com a saúde mental. Assim, a ansiedade é responsável por causar vários sintomas físicos, o que acaba confundindo o paciente.

Náusea. A náusea costuma ser um dos sintomas físicos da ansiedade mais desconfortáveis. A pessoa ansiosa sente incontrolável vontade de regurgitar quando a ansiedade ataca, mas, como não consegue fazê-lo, fica amuada, sentindo-se mal até a sensação passar. Em muitos casos, a náusea evolui para a gastrite nervosa.

Os mais indicados para quem sofre de náuseas são: boldo-do-chile, hortelã, gengibre, camomila, erva doce, alecrim e carqueja. Alimentos mais secos, como biscoitos, torradas, bolachas e pães ajudam a combater o aumento da produção da saliva que ocorre durante a náusea.

A ânsia de vômito se caracteriza por uma vontade de vomitar que, nem sempre, chega a se concretizar. Essa náusea pode durar minutos ou dias e ser causada por diferentes motivos, desde cheiros desagradáveis até alguns tipos de doenças como a labirintite, por exemplo.

É preciso procurar um médico e até atendimento de emergência quando o enjoo impede a alimentação adequada e/ou traz outros sintomas como forte dor de cabeça, torcicolo, letargia, vômito com sangue, elevação de pressão arterial, febre, vômito e diarreia combinados e/ou dor abdominal intensa.

Também pode haver a sensação de enjoo ou de estômago muito cheio, a demora na digestão e arrotos frequentes, região do estômago inchada e dolorida, perda do apetite, vômito ou ânsia de vômito.

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

A maioria das mulheres experimentou os primeiros sintomas do enjôo da gravidez após 8 a 10 dias, ao usar a data da ovulação como o início da gravidez. Se medidos a partir do último período menstrual, os sintomas surgiram após 20 a 30 dias.

Dor de cabeça, enjoo, tontura, sonolência e fraqueza são sintomas típicos de várias alterações no organismo, como hipoglicemia, anemia, estresse e má qualidade de sono, bem como doenças, especialmente infecções virais. É fundamental realizar uma avaliação médica para obter um diagnóstico.