Como dessalgar o charque rápido?

Perguntado por: amota . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Coloque os pedaços de carne seca em uma panela, cubra com bastante água e leve ao fogo. Quando começar a ferver, conte 10 minutos, troque a água e deixe ferver por mais 10 minutos. O processo de troca de água a cada fervura deve ser repetido mais 3 ou 4 vezes para que a carne seca fique dessalgada.

Coloque os pedaços de carne em uma panela bem funda, e para cada 1 kg de carne, coloque 3 colheres (sopa) de sal. Leve a panela ao fogo. Quando a água começar a ferver, repare se a espuma da água está branca. Se estiver, misture bem a água com a ajuda de uma colher por 2 minutos, apague o fogo e espere 1 minuto.

Para não ter uma feijoada muito salgada e não comprometer todo o o prato, primeiro é preciso dessalgar as carnes. Coloque as carnes de molho de um dia para o outro ou mais e vá trocando a água várias vezes. Se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias.

MODO DE DESSALGAR OS INGREDIENTES PARA FEIJOADA
Para retirar o excesso de sal, coloque em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo até levantar fervura e mantenha por até 5 min. Se preferir, pode repetir o processo de dessalga. Dica: cuidado com a quantidade de sal adicionada na receita.

1. Dessalgue corretamente a orelha de porco

  1. Coloque as orelhas em um recipiente com água gelada até cobrir.
  2. Leve à geladeira por cerca de 12 horas.
  3. A cada 3 horas faça a troca dessa água.
  4. Mas tenha certeza de substituir por água gelada.
  5. Ao final do processo a orelha estará livre de sal.

Este método é indicado para aqueles que desejam preparar uma refeição rapidamente. Após lavada, coloque a carne-seca em uma panela cheia de água e acrescente um copo de leite - pode ser frio ou em temperatura ambiente - e deixe marinar por cerca de 5 minutos.

Como usar vinagre para descongelar carne
Em uma tigela, deixe a carne congelada marinando em vinagre branco por cerca de 20 minutos. O produto ajuda a descongelar porque aumenta a temperatura do alimento. Passado o tempo, lave a carne sob água corrente e pronto.

Em uma tigela coloque a carne em pedaços para que seja mais rápido o processo, cubra com água e adicione 2 colheres de sopa de vinagre. A cada hora, troque a água e repita o processo adicionando o vinagre. Em apenas 3 horas, sua carne vai estar dessalgada. O leite também pode ser um aliado nesse processo.

Incluir alimentos ácidos
O limão, a mostarda Dijon ou o vinagre, entre outros alimentos mais ácidos, têm a água de absorver o sal em excesso.

O vinagre age de maneira semelhante ao suco de limão para remover o excesso de sal do feijão. Para adotar essa dica, basta colocar uma colher de sopa do produto no feijão e leve para ferver novamente.

Em uma panela, cubra a carne seca com água e adicione o sal; Leve a panela ao fogo e deixe a água ferver até formar espuma; Com o auxílio de uma colher, retire o excesso de espuma e deixe ferver por mais 5 minutos; Escorra a água da panela, passe novamente a carne em água corrente e use a carne para cozinhar.

Esse ácido oxida o ferro e faz com que ele fique mais solúvel e, assim, seja absorvido com maior facilidade pelo organismo. Ainda que a laranja seja a fruta mais queridinha para acompanhar a feijoada, a verdade é que qualquer outra fonte de vitamina C também é uma boa combinação para esse momento.

Dica: lave bem uma laranja e coloque-a inteira durante o cozinhento da feijoada junto com as carnes, não pode ser cortada nem descascada. Após o termino do cozinho retire a laranja da panela e sirva a feijoada normalmente.

Dessalgue as costelinhas fervendo em água, faça isso 2 vezes em panela comum. Soque os alhos na panela de pressão, deixe dourar com óleo coloque as costelinhas e refogue.