Como saber o ponto certo do bacalhau?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

“Como em um bom corte de carne, o bacalhau também deve ser feito ao ponto para mal. No caso dele, para medir este ponto é preciso pegá-lo e ver quando ele começa a querer soltar as lascas. Aí ele estará perfeito.

Para avaliar este aspeto quando compra um peixe inteiro, segure-o pelo corpo e deixe cair a cauda. Se dobrar, é sinal de que tem água em excesso. Aspeto de um bacalhau bem seco. Bacalhau com manchas vermelhas e presença de um pó fino e cinzento, branco ou amarelo podem ser sinais de problemas de conservação.

O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente. Se for dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar cheiro forte, podendo até pré-cozinhar e estragar nos dias mais quentes.

Para que seu bacalhau fique macio e não assuma um aspecto borrachudo, não cozinhe o bacalhau em altas temperaturas. Para atingir o ponto perfeito, cozinhe o bacalhau por apenas cinco minutos em fogo médio até que comece a soltar as lascas. Depois, leve o bacalhau para o forno a 180°C e deixe por 12 minutos.

Não é errado dessalgar o bacalhau no leite, mas o melhor é usar água mesmo. Se não for devidamente hidratado, sua carne pode ter a textura prejudicada, ficando dura e borrachuda. E nesse quesito a água pura é melhor do que o leite.

Você sabia que não se deve ferver o bacalhau? dessalgar, limpo e reidratado antes do preparo. tenha o paladar alterado.

Na coloração – Manchas rosadas ou vermelhas ou pontuações de tonalidade marrom, indicativo de contaminação por bactérias e/ou fungos e de excesso de umidade. Na textura – Peças amolecidas e/ou limosas, indicando aumento de umidade e proliferação de bactérias deteriorantes, nem sempre visível, mas perceptível ao tato.

É importante ressaltar que o tempo descansando dentro da água depende do tamanho da fatia, por exemplo, fatias médias ficam em torno de 24 horas, fatias grossas até 48 horas e desfiado ou em lascas 6 horas. Agora que você já conheceu este método, veja a seguir outras formas de dessalgar este delicioso peixe.

A pele do bacalhau deve ser completamente retirada.

Deve ser usada água na proporção de 2/3 de água para 1/3 de Bacalhau. Durante todo o período de dessalga, é preciso manter o bacalhau na geladeira, para ficar bem conservado.

Uma maneira mais rápida de tirar o sal do peixe é ferver o bacalhau repetidas vezes. Por exemplo, coloque o bacalhau numa panela, cubra com água e leve ao fogo até ferver.

O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou o preparo exijam. A fervura prejudica o paladar e resseca o pescado.

Gadus morhua

Gadus morhua: chamado também de legítimo bacalhau, esse é considerado o tipo mais nobre de bacalhau, pescado em águas do Atlântico Norte. Sua coloração é mais amarelada quando seco e, após o preparo, torna-se mais claro. Seu sabor é bastante característico e suas lascas são tenras e saborosas.

3 meses

O Bacalhau salgado e seco deve ser guardado dentro da geladeira, jamais dentro do freezer ou à temperatura ambiente; o bacalhau salgado e seco pode ficar na geladeira por até 3 meses; 4.2. O Bacalhau dessalgado deve ser guardado no congelador ou freezer e pode ficar congelado por até 8 meses.

De forma geral, uma porção de 1kg de bacalhau serve entre 8 e 10 pessoas no máximo. Claro, considerando receitas que rendem bastante, geralmente com ingredientes que complementam o prato, a exemplo da batata e do tomate. Em contrapartida, a mesma quantidade pode chegar a atender entre 4 e 6 pessoas.

DESCONGELAMENTO RÁPIDO: Esta técnica é rapidinha e bastante eficaz boa, para quando você que fazer o bacalhau no mesmo dia que comprou. Basta lavar o bacalhau em em água corrente, retirando o excesso de sal. Depois, ferver o bacalhau em uma panela grande com bastante água e (acredite!)