O que não devemos fazer após um desmaio?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

O que não fazer

  1. Não jogar água fria no rosto, para despertar.
  2. Não oferecer álcool ou amoníaco para cheirar.
  3. Não sacudir a vítima.

Caso encontre a vítima já desmaiada, checar a respiração é a primeira providência a ser tomada. “Se estiver respirando normalmente, procure elevar suas pernas”, sugere Aguiar. “Isso aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e ajuda a recobrar os sentidos”.

O que NÃO deve ser feito em caso de desmaio é: Dar água ou comida pois pode provocar asfixia; Oferecer cloro, álcool ou qualquer produto com cheiro forte para respirar; Sacudir a vítima, pois se houver alguma fratura a situação pode piorar.

Causas do desmaio
Desmaio, em si, não é uma doença, mas pode ser consequência de outros quadros clínicos, como: doenças cardiovasculares, distúrbios metabólicos, uso de diuréticos em doses mais altas, queda repentina de pressão causada por mudança de posição, cansaço extremo, nervosismo intenso e dores fortes.

A médica também explicou que, geralmente, os desmaios possuem um “prenúncio”. Diferente do apresentador, pessoas que têm mal súbito costumam passar por sensações como tontura e notam o ambiente ao redor escurecer lentamente. Entre as principais causas do desmaio está a queda da pressão arterial.

No caso da ausência de alimentação, pode haver falta de glicose, e então, comer algo doce pode ajudar a recuperação antes de ir ao médico. Caso seja medida a pressão arterial e constate que a mesma está baixa, o sal, depois de um tempo, pode ajudar a elevar a pressão sanguínea.

Se você têm momentos de desmaios inexplicáveis ou desmaia várias vezes, deve procurar a ajuda de um médico.

Se tiver a sensação que vai desmaiar
Só deve voltar a tentar ficar em pé se não tiver sintomas. Se não se sentir bem e mantiver sintomas, deve deitar-se novamente. Se os sintomas persistirem, deve procurar ajuda médica.

Um desmaio geralmente dura de alguns segundos a alguns minutos. Em alguns casos, o desmaio é precedido por sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas. Uma recuperação completa geralmente leva apenas alguns minutos após o desmaio.

O que pode causar um desmaio?

  • Doenças cardiovasculares, que comprometem o fluxo normal do sangue. É o caso da arritmia cardíaca, por exemplo;
  • Distúrbios metabólicos, como hipoglicemia (diminuição de açúcar no sangue), anemia e desidratação;

Funções normais do corpo pode estimular o nervo vago: urinar, defecar, tosse ou até engolir (se quiser saber mais sobre esses desmaios, fiz um texto novo só sobre esses tipos – clique aqui).

Coloca-se está cunha devagar para baixo da vítima, depois disso, é que se enrolam as bordas laterais sobre os cabos de auxílio para levantar e carregar a vítima. A vítima é abraçada e levantada, de lado, até a altura do tórax das pessoas que a estão socorrendo.

Algumas pessoas sentem vertigem ou tontura antes de desmaiar. Outras podem ter náusea, sudorese, visão turva ou em túnel, formigamento dos lábios ou pontas dos dedos, dor torácica ou palpitações. Com menor frequência, há pessoas que desmaiam repentinamente, sem nenhum sintoma.

O paciente que tem crises convulsivas pode chegar a ficar roxa ou vermelha, pois a respiração é afetada. Diferente da pessoa que desmaia, pois ela geralmente fica pálida e com uma sensação de moleza. Além disso, os gatilhos que fazem uma pessoa ter crises convulsivas ou desmaios são completamente diferentes.

- intoxicação por produtos químicos; - falta de oxigenação no cérebro; - efeitos colaterais provocados por medicamentos; - doenças como epilepsia, tétano, meningite e tumores cerebrais.