Porque o frio inflama a garganta?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.4 / 5 15 votos

Problema muito comum no frio, a dor de garganta pode ter várias causas, sendo a mudança brusca de temperatura uma delas. Conforme Dr. Gilberto, a oscilação do clima diminui o batimento ciliar da mucosa, podendo deixar bactérias entrarem na garganta. “A piora pode acontecer por conta das trocas bruscas de temperatura.

Se for inevitável, prefira sempre abrir as janelas e arejar os locais. Além disso, é preciso reforçar seus cuidados com uma alimentação equilibrada, uma rotina saudável de sono e a prática de exercícios físicos regulares. Tudo isso ajudará a manter seu corpo funcionando em dia e a fortalecer o seu sistema imunológico.

Evitar a friagem
Com isso, abre-se espaço para o ataque de bactérias e vírus causadores do incômodo. Sabendo disso, é recomendado ter sempre um casaco consigo ao sair de casa. Caso já esteja sentindo os primeiros sinais do incômodo, também é essencial se manter adequadamente protegido do frio.

Qualquer ressecamento das vias aéreas pode deixar a garganta seca. No grupo da dor de garganta de causas não infecciosas, a Dra. Von Held destacou o ressecamento das vias aéreas como um gatilho corriqueiro da garganta seca.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte, vitaminas, purês, ovos mexidos e sopas, por exemplo, mas evitar o extremo de temperatura, ou seja, não consumir preparações muito quentes.

“Tome água e introduza soro fisiológico nas narinas várias vezes ao dia. Além disso, lave as mãos frequentemente e mantenha os espaços arejados”, aconselha a médica, reiterando a importância de também seguir à risca as normas de etiqueta respiratória.

Anti-inflamatórios

  • ibuprofeno;
  • diclofenaco;
  • nimesulida;
  • ácido acetilsalicílico;
  • naproxeno;
  • cloridrato de benzidamina;
  • piroxicam;
  • celecoxibe.

Água gelada não faz mal para a garganta, mas é claro que deve haver cuidado ao ingerir líquidos com temperaturas tão distintas assim. Entretanto, não há comprovação de que algo gelado faça mal para esta parte do corpo.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.