Porque a garganta inflamada dói?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

A dor de garganta é uma inflamação das mucosas que recobrem a parede interna da laringe e faringe. Esse problema é uma reação do nosso sistema imunológico ao detectar microrganismos invasores nessa área, que causa a dilatação dos vasos sanguíneos para facilitar o transporte de células de defesa até ela.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa.

Chá de limão com mel e gengibre
O limão é um dos ingredientes mais presentes nos remédios caseiros para garganta, juntamente com o mel. Isso porque o limão é rico em vitamina C e antioxidantes, que lhe confere uma forte ação anti-inflamatória.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

Os médicos geralmente prescrevem penicilina ou amoxicilina (Amoxil) para tratar a garganta inflamada. Eles são as melhores escolhas porque são mais seguros, baratos e funcionam bem em bactérias estreptocócicas.

O tratamento definitivo da garganta irritada depende precisamente da causa, no entanto, existem formas de proporcionar o alívio imediato das dores.

  1. Beba muitos líquidos. ...
  2. Sabia que... ...
  3. Aposte nas pastilhas e rebuçados. ...
  4. Experimente própolis. ...
  5. Previna o refluxo. ...
  6. Proteja a sua voz.

Primeiramente, ao deitarmos, nosso corpo aumenta a circulação sanguínea na região da face. Assim, devido à posição em que ficamos, isso provoca o edema, ou seja, inchaço das vias aéreas superiores, prejudicando a respiração e levando, consequentemente, à piora da tosse.

Uma dor de garganta pode indicar um problema nas amígdalas (amigdalite), na faringe (faringite) ou na laringe (laringite), dois importantes órgãos do aparelho respiratório. Em geral, a dor é causada como resultado de uma infecção viral ou bacteriana nesses locais.

Para diminuir a dor de garganta é importante evitar consumir alimentos muito duros, gelados e ácidos, pois pode irritar ainda mais a garganta e aumentar a dor. O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.

Em dores agudas e inflamação de garganta causadas pela gripe, tomar sorvete pode até trazer alívio, assim como alimentos gelados ajudam no tratamento pós-cirurgia na boca ou garganta, já que eles podem diminuir o inchaço na região afetada. O frio tem propriedades anti-inflamatórias.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.