Como fazer um chá para dor de garganta?

Perguntado por: usanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Em uma panela, adicione 1 colher (sopa) de gengibre ralado, 2 colheres (sopa) de mel, 2 fatia de limão e aqueça por aproximadamente 2 minutos. Acrescente 500 ml de água e ferva por 5 minutos. Coe o chá e sirva.

Chá de camomila com mel
Outro ingrediente conhecido para dor de garganta é a camomila, que tem forte ação anti-inflamatória, adstringente e estimuladora do sistema imunológico, o que ajuda a acalmar a garganta. O mel ajuda a hidratar os tecidos irritados e, de quebra, torna o chá mais doce e saboroso.

8 estratégias para aliviar a dor de garganta

  1. Falar menos. ...
  2. Tomar muita água. ...
  3. Evitar a friagem. ...
  4. Contar com o apoio de chás. ...
  5. Investigue a causa de dores frequentes. ...
  6. Evitar o contato com a fumaça do cigarro. ...
  7. Tirar alguns alimentos do prato durante a crise. ...
  8. Usar pastilhas para a garganta.

Anti-inflamatórios

  • ibuprofeno;
  • diclofenaco;
  • nimesulida;
  • ácido acetilsalicílico;
  • naproxeno;
  • cloridrato de benzidamina;
  • piroxicam;
  • celecoxibe.

De modo geral, alimentos secos e crocantes devem ficar de fora da sua dieta temporariamente, eles podem arranhar a garganta, ficar presos e piorar a irritação na mucosa do esôfago, causando até mesmo pequenas lesões.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa.

Gargarejo de água morna e sal
O gargarejo com água morna e sal é uma receita caseira para dor de garganta muito antiga, que você provavelmente já deve ter ouvido falar. A água morna promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o aumento das células de defesa do organismo.

Para diminuir a dor de garganta é importante evitar consumir alimentos muito duros, gelados e ácidos, pois pode irritar ainda mais a garganta e aumentar a dor. O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.

Os médicos geralmente prescrevem penicilina ou amoxicilina (Amoxil) para tratar a garganta inflamada. Eles são as melhores escolhas porque são mais seguros, baratos e funcionam bem em bactérias estreptocócicas.

Em dores agudas e inflamação de garganta causadas pela gripe, tomar sorvete pode até trazer alívio, assim como alimentos gelados ajudam no tratamento pós-cirurgia na boca ou garganta, já que eles podem diminuir o inchaço na região afetada. O frio tem propriedades anti-inflamatórias.

A dor de garganta frequente pode ser um sinal de faringite viral, mas a maioria dos casos são curados em cerca de uma semana, com o tratamento adequado ou até mesmo de forma natural. Se a doença possuir origem bacteriana, é preciso consultar um médico que irá indicar o tratamento mais adequado em cada caso.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Os humidificadores são grandes companheiros de sono. Ligue-o durante a noite para que este liberte humidade no ar. Para além de aliviar a dor da sua garganta, ajudará a prevenir que a mesma seque e fornecerá alívio para qualquer outro sintoma de constipação que esteja a sentir.